Mundo

Mulher recebe seis doses da vacina Pfizer após erro de enfermeira

De acordo com a agência de notícias AGI, embora ela esteja bem de saúde, foi internada sob observação num hospital na região da Toscana

Agência O Globo

Uma jovem italiana recebeu por engano seis doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech na cidade de Massa. De acordo com a agência de notícias AGI, embora ela esteja bem de saúde, foi internada sob observação num hospital na região da Toscana.

O erro ocorreu no domingo, quando uma enfermeira administrou na paciente um frasco inteiro do imunizante, quantidade que poderia ser destinada a seis pessoas. A jovem é estagiária em psicologia clínica e tem 23 anos.

— Parece bastante evidente que houve um erro grosseiro dos que administraram a vacinação da minha filha. Erro que, aliás, foi imediatamente admitido pelo pessoal de saúde e médicos presentes no momento da injeção. Agora, tudo o que resta é esperar que não haja reações adversas graves — ressaltou a mãe da jovem, sem se identificar, em entrevista ao jornal La Nazione.

A mulher ainda destacou que toda a família "é absolutamente a favor da vacinação".

— A minha filha aderiu à campanha de forma convicta. O problema, nesse caso, não está relacionado à vacina em si, mas ao preparo incorreto, que fez com que ele recebesse seis doses da Pfizer — afirmou.

Entrevista: ‘Negacionismo sobre a pandemia do coronavírus é uma prática perversa de desafio à morte', diz psicanalista

A Pfizer já realizou testes sobre efeitos de uma possível overdose da vacina, mas a experimentação avaliou apenas o uso de quatro doses. O erro na Itália é provavelmente inédito e ainda precisará ser analisado. Uma situação semelhante ocorreu na Alemanha, quando uma pessoa recebeu cinco doses. Um relatório sobre o caso foi enviado à Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e a polícia investiga a ocorrência.