Mundo

Nônuplos: mulher dá à luz a nove bebês

Halima Cisse pensava estar grávida de "apenas" sete

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Se a gestação de gêmeos já é complicada, imagina de nônuplos! Na semana do dia das mães, Halima Cisse, de 25 anos, deu à luz a nove bebês. Ela pensava estar grávida de "apenas" sete, mas na hora do parto descobriu que carregava mais duas crianças.

Cisse vive no Mali, país situado no oeste da África, mas precisou ser transferida para um hospital de Marrocos, país vizinho onde o parto foi realizado. A gravidez era de risco e em Marrocos ela teria acesso a um melhor atendimento.

Os bebês nasceram saudáveis e passam e bem. Ao todo, são quatro meninos e cinco meninas, mas o governo do Mali não informou o peso e nem com quantas semanas as crianças vieram ao mundo. 

A ministra da saúde do Mali agradeceu a cooperação das equipes médicas. "Agradecemos o apoio da família Cisse, voluntários e de todo o povo do Mali. Damos os parabéns às equipes médicas do Mali e do Marrocos cujo profissionalismo fez com que o resultado desta gravidez fosse tão feliz", disse.

Outros casos

Engravidar de nônuplos é extremamente raro e, até então, só existem dois outros casos conhecidos, ambos com um final nada feliz.

O primeiro foi em 1971, quando a australiana Geraldine Brodrick, de 29 anos, teve nove bebês. Infelizmente, dois deles nasceram já sem vida e os demais morreram no decorrer de uma semana, segundo registro da época do jornal "The New York Times".

O segundo caso conhecido aconteceu em 1999 na Malásia, mas nenhuma das crianças sobreviveu.