A véspera da posse do 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sendo marcada por protesto, que tem contado com a presença de celebridades opositoras ao magnata. Ontem, manifestantes se reuniram na entrada do Trump International Hotel, em Nova York, um dos edifícios de propriedade do republicano.
Dentre os presentes estavam o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e artistas como os atores Robert De Niro, Mark Ruffalo e Alec Baldwin, as cantoras Cher e Natalie Merchant e o diretor Michael Moore. O ato aconteceu ao longo da avenida Central Park West, que margeia o parque mais famoso de Nova York.
"Donald Trump sempre diz que construiu um movimento, pois bem, agora chegou o momento de construirmos o nosso movimento, e isto começa esta noite em todo o país. Esta noite, amanhã, nos próximos dias", disse o prefeito democrata Bill de Blasio. As falas do prefeito foram recebidas com palmas, enquanto manifestantes seguravam cartazes que diziam "Combater Trump a cada dia" e "Justiça e direitos civis para todos", entre outros lemas.
O cineasta Michael Moore pediu que as pessoas não desistam e façam pressão ao Congresso. Ele também apresentou uma lista com números de telefone para ligação aos representantes. Já o ator Alec Baldwin fez uma rápida imitação de Trump e, em seguida, chamou as pessoas a se envolverem em debates políticos pelo país.
Confronto
Enquanto a situação em Nova York foi pacífica, as manifestações em Washington, onde vai acontecer a posse de Trump, foi marcada por confrontos entre os insatisfeitos com o novo presidente e a polícia. De acordo com a agência Associated Press, a polícia chegou a usar spray para tentar controlar a confusão, que aconteceu ao lado de fora do National Press Club, onde acontecia um evento com opositores do presidente.
A confusão começou depois que um apoiador de Trump passou pelo local onde acontecia o protesto. Não foi informado se houve feridos. A expectativa é que novos protestos aconteçam durante a cerimônia de posse de Trump, marcada para às 11h30 (horário da Bahia), com o juramento previsto para às 14h (horário da Bahia).
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!