Memórias do Fogo
O Teatro Sesc Senac Pelourinho recebe nesta quarta o solo Memórias do Fogo, do dramaturgo Saulus Castro. O espetáculo busca ser um mirante-espelho da América do Sul com motes que ainda são vivenciados atualmente, como a exploração do ser e da natureza pelas estruturas de poder, a usurpação das terras de comunidades originárias pelo garimpo e outros fatores.
Leia também:
- Quando? 15h
- Onde? Teatro Sesc Senac Pelourinho
- Quanto? Gratuito, para estudantes de escolas públicas, ONGs e projetos sociais; R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) para o público geral
Mostra Ecofalante de Cinema
A Mostra Ecofalante de Cinema exibe filmes inéditos na Sala Walter da Silveira até 23 de abril. Considerado como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, o projeto exibe nesta quarta o longa Amazônia, a Nova Minamata?. O documentário acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça os habitantes de toda a Amazônia.
- Quando? 17h
- Onde? Sala Walter da Silveira, Barris
- Quanto? Gratuito
Celebrando a Cultura Indígena
A Biblioteca do Forte da Capoeira recebe a mostra Celebrando a Cultura Indígena. Fruto de uma curadoria especial do acervo da Biblioteca Luiz Gama sobre os povos tradicionais, a exposição visa incentivar a difusão de conhecimento sobre a cultura indígena. Entre os itens da mostra, estão objetos de uso pessoal e artesanato, documentos, fotografias e outros registros, além de exemplares da publicação Cacique Lázaro: Três Séculos de Resistência.
- Quando? 9h às 12h30 e 13h30 às 17h30, até o dia 30 de abril
- Onde? Biblioteca do Forte da Capoeira , Santo Antônio Além do Carmo
- Quanto? Gratuito
Crianças Olodum - Orgulho e Identidade
Os clientes que passarem pela Estação de Metrô Aeroporto a partir desta quarta-feira vão poder conferir a exposição Crianças Olodum - Orgulho e Identidade, com fotos inéditas do acervo do grupo. Os registros, feitos pela fotógrafa e gestora cultural Cristina Calacio, buscam apresentar o cotidiano de crianças que construíram suas identidades a partir das vivências enquanto alunos da Escola Olodum, no convívio em comunidade e em contato com a música, arte e cultura.
- Quando? Entre os dias 19 de abril e 19 de maio
- Onde? Estação de Metrô Aeroporto
- Quanto? Gratuito