Um ícone da Música Popular Brasileira será homenageado por uma exposição inédita em Salvador, no próximo mês de julho. O ME Ateliê de Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo, vai realizar a mostra "1000tons" em tributo ao cantor, compositor e instrumentista Milton Nascimento, que em 2022 completou 80 anos de vida e 50 de carreira.
O evento é idealizado pelo fotógrafo, artista plástico e curador do espaço, Mário Edson. Em entrevista ao Mundo GFM, Mário explicou que a proposta de homenagear Milton Nascimento surgiu após a realização de outras exposições em tributo a ícones de áreas artísticas como literatura e artes plásticas. No ano passado, por exemplo, o ME Ateliê de Fotografia realizou a mostra coletiva "Saramago 100 anos", em homenagem ao lendário escritor.
Leia também:
"Esse projeto faz parte do calendário anual do ateliê, que busca homenagear uma figura proeminente em sua arte, mas que tem uma grande contribuição pro mundo. Há muito tempo eu queria trabalhar com música, e queria que fosse uma figura brasileira. E o Milton Nascimento é muito importante no cenário brasileiro por tudo: é uma pessoa negra, uma criança que não teve pais biológicos, com um talento que brotou praticamente dele, porque ele não teve formação didática em Música. Outro aspecto é a idade dele, 80 anos. E eu sou muito contra homenagens póstumas, a gente tem que homenagear as pessoas em vida", pontuou.
Outra razão para homenagear Bituca, segundo Mário Edson, está na boa reputação do artista em diferentes esferas. "Quando a gente faz esse tipo de escolha, a gente fica meio atrelado e preocupado se vai agradar como um todo, à população em geral, aos críticos e aos entendidos em música. É muito difícil equilibrar esse tripé. E ele preenche todos esses requisitos", avaliou.
O projeto consiste na criação de artes, cada um com sua técnica, inspirada pelas histórias do homenageado. Dentre os métodos, podem ser utilizados fotografia, pintura, escultura, quilling, cerâmica, bordado, papietagem, desenho e gravura, que serão aprovadas através da curadoria de Mário Edson. O fotógrafo explica que os interessados em expor na mostra poderão contar com uma "assessoria artística": "Durante o período de construção, eu faço uma pesquisa de conteúdo. Já li várias biografias do Milton, então estou separando alguns dados importantes e apresentando para as pessoas, para que elas tenham menos trabalho e possam produzir a partir dessas dicas. É importante também passar o conhecimento para os artistas, não é homenagear por si só".
Os artistas interessados em expor suas obras na mostra "1000tons" devem entrar em contato pelo telefone (71) 991379843, até o dia 10 de maio.