“Uma rádio cósmica”. É a partir dessa ideia que nasceu MÊIKE RÁS FÂN, um disco, mas, não só. O novo trabalho de José Paes de Lira, também conhecido como Lirinha, envolve, além das canções, a poesia, a performance e uma série especial de podcast, envolvendo pesquisas sobre a Rádio Drama, que será lançada em um segundo momento. Portanto, esta viagem está só começando. Ouça aqui.
Concebido entre 2020 e 2022, o álbum apresenta oito faixas inéditas, produzidas pelo próprio artista. Construído sobre a investigação da Rádio Arte e do corpo da voz, o canto falado, desenvolvido nesse projeto, apresenta um protagonismo inédito na obra de Lirinha.
Leia também:
Já a composição musical, definida pelas melodias e arranjos harmônicos, “é inspirada na paisagem sonora de intensa experiência sensorial e emocional da sonoplastia da Rádio Drama”, comenta o autor. Além disso, o impacto das palavras e a força expressiva da sonoridade fazem de MÊIKE RÁS FÂN uma profunda mistura entre a música e a poesia.
As participações contam com as vozes de Gabi da Pele Preta, em Estrela Negríssima; Nash Laila em Bebe; Lana Balisa, em Mesmo; o coral de Dan Maia, em Oyê; Iara Rennó, em Amor Vinil; e, por fim, Sofia Freire, em No Fim do Mundo.
A arte gráfica do disco tem assinatura do designer Rodrigo Sommer: “A ideia da capa foi construir uma ‘placa/letreiro luminoso’, da fictícia sede da estação da Rádio Cósmica: MÊIKE RÁS FÂN”, explica Lirinha.