O projeto "Solar - Sun Ra in Brazil", que homenageia o pai do afrofuturismo, une os artistas brasileiros Xênia França, Orquestra Afronsinfônica, Tiganá Santana, Max de Castro, Metá Metá, Edgar, Munir Hossn, Hamilton de Holanda, Fabrício Boliveira, Orquestra Klaxon e BNegão com as artistas norte-americanas Meshell Ndegeocello - 10 vezes indicada ao Grammy - e Jazzmeia Horn.
Com o objetivo de reafirmar a conexão astral e ancestral com as sonoridades e as culturas da África de Sun Ra, persona adotata pelo compositor Herman Poole Blound, o trabalho dá sequência à série iniciada com o álbum Red Hot & Ra - Nuclear War LP.
Leia também:
"Solar" começa com a faixa "Astroblack Orunmilá", inspirada em Astroblack e, sob batuta do Maestro Ubiratan Marques, os atabaques se sobrepõem às vozes na faixa, em uma interpretação com o presentante do jazz norte-americano Jazzmeia Horn. O trio Metá Metá – formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França – e o rapper Edgar estão "Nine Rocket for the Planet", que emula o processo criativo de Ra e sua banda: os artistas juntos, reagindo a estímulos ao vivo, em gravação única.
Ouça: