Top 10: Os artistas pop mais importantes da história


Em outubro de 2013, foi lançado nos Estados Unidos o livro ‘Who’s Bigger?: Where Historical Figures Really Rank‘, em português algo como ‘Quem É o Maior? Como Ranquear Personagens Históricos’, resultado de uma pesquisa que pretende apontar as mais importantes personalidades da história mundial.

Fruto do trabalho dos americanos Steven Skiena e Charles Ward, a publicação propõe um método matemático para mensurar essa importância, com base na enciclopédia virtual Wikipedia. No ranking abaixo, selecionamos os artistas mais influentes do mundo pop, de acordo com o livro, ainda sem data de chegar ao Brasil. Confira!

Elvis Presley

Considerado o rei do rock, Elvis é o artista pop que alcançou a melhor colocação no ranking de pessoas mais importantes da história. O maior vendedor de discos de todos os tempos, Presley quebrou o recorde de audiência e está no topo da lista de artistas mais bem sucedidos na historia da música britânica.

Madonna

Madonna é o segundo nome pop a aparecer no ranking. Considerada uma mulher à frente de sua época, seu sucesso lhe rendeu o título de rainha do pop. Em sua trajetória, trilhou um caminho envolto por polêmicas, marcado por seu comportamento transgressivo. Coleciona prêmios e títulos importantes, entre eles ‘A artista feminina mais bem-sucedida de todos os tempos’ (Guinness) e uma das ’25 mulheres mais poderosas do último século’ (Revista Time).

Bob Dylan

Cantor e compositor, o autor de clássicos como ‘Blowin’ In The Wind’, ‘The Times They Are a-Changin’ e ‘Just Like a Woman’, Bob Dylan ocupa a terceira posição. Ele ultrapassa os campos do folk e da contra-cultura, sendo um dos personagens centrais na luta pelos direitos civis nos anos 60, além de ajudar o rock a entrar na maturidade e se tornar o principal gênero musical da segunda metade do século passado. Merece ser lembrado como o sujeito que salvou um dos maiores legados do século passado: a canção norte-americana.

John Lennon

Morto em 1980 aos 40 anos, deixando hits como ‘Imagine’, ‘Mother’ e ‘Jealous Guy’, além das composições assinadas em parceria com o amigo Paul McCartney, John Lennon ocupa a quarta posição e é o primeiro britânico entre os artistas pop que figuram na lista de pessoas mais importante da história. Ex-beatle, foi também um dos artistas mais importantes da história do rock.

Michael Jackson

Na quinta posição do ranking, o rei do pop”. Michael Jackson deixou como legado canções como ‘Thriller’, ‘Beat It’ e ‘Billie Jean’, além de ter renovado os passos sobre o palco com o seu Moonwalk. Frequentemente citado como “O maior ícone negro de todos os tempos”, o astro gravou o álbum mais vendido e popular da história, ‘Thriller’.

Bee Gees

Eles atravessaram quatro décadas e marcaram gerações. Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos e canções mundialmente famosas como ‘How Deep is Your Love’ e ‘Stayin’ Alive’, o trio inglês Bee Gees, formado pelos irmãos Barry, Robin e Maurice, está entre os artistas que mais venderam discos na história. Na sexta posição do ranking, eles comprovam a máxima de que “o que é bom dura para sempre”.

Jimi Hendrix

Um dos nomes mais influentes do rock e ícone da contra-cultura, Jimi Hendrix tocava guitarra com os dentes e enchia os bares mais obscuros de Nova York de um blues inconfundível. Morreu com 27 anos e, desde então, muitos livros zelaram pela história deste músico, que incendiava seus próprios instrumentos e encontrava a si mesmo dentro do poder redentor da música.

Marilyn Monroe

Quando se fala em Marilyn Monroe, uma das palavras que vêm à mente é sensualidade. Musa de Hollywood nos anos 50, Norma Jeane parecia apenas um rosto bonito rodeado de escândalos, como no affair que teve com o presidente americano John Kennedy. Por trás da alegria e do glamour, registros indicam que a atriz era dona de uma personalidade melancólica e confusa, o que a coloca no oitavo lugar das figuras mais significantes para a história da humanidade.

Frank Sinatra

Frank Sinatra foi sem dúvida uma das figuras mais importante da música popular do século passado. Sua voz e inteligência foram capazes de imortalizar canções medíocres e fazer delas suas marcas registradas. Com rivais de peso, perdeu em popularidade para Elvis Presley e para os Beatles. Ainda assim, não deixou de se destacar, especialmente pelo seu envolvimento com a máfia. Apelidado de “a voz” e famoso pelo clássico ‘New York, New York’, seja no cinema, nos palcos, no rádio ou na televisão, o eterno “Blue Eyes” era sucesso garantido e por isso aparece na nona posição da lista de artistas pop mais influentes do mundo.

Paul McCartney

Se por um lado John Lennon sempre foi considerado o compositor mais experimental dos Beatles, Paul McCartney apostava em escalas mais conservadoras. Após a morte trágica do amigo, a popularidade de McCartney deu um salto que o levou à décima posição da lista dos 10 artistas pop mais importantes da história.