Não aglomere, use máscara

Máscara, higiene e distanciamento: como sair de casa – se necessário – com segurança

É preciso seguir colaborando para evitar a proliferação do vírus

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Apesar da retomada econômica, com reabertura de shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos, a pandemia do novo coronavírus não acabou. É preciso seguir colaborando para evitar a proliferação do vírus, isso significa que, além de ter responsabilidade e só sair de casa se for preciso, é necessário seguir as orientações das autoridades e utilizar máscara em ambientes públicos e privados, manter a higiene das mãos e evitar aglomerações. 

Ao sair de casa, lave as mãos, coloque a máscara e se certifique de que ela está em boas condições de uso e sempre leve um álcool em gel com você. Se for demorar mais de 2 horas fora de casa, leve uma máscara reserva.

Foto: Divulgação / GOV BA

Transporte público

Na Bahia, o uso de máscaras em transportes públicos é obrigatório. Durante o percurso, evite levar as mãos ao rosto e tocar em qualquer superfície. Utilize o álcool em gel que trouxe de casa ao sair e entrar do transporte. Se possível, mantenha distância de outras pessoas.

No trabalho

Antes de começar a trabalhar, realize a limpeza e desinfecção do ambiente e superfície dos equipamentos. Se possível, trabalhe com as portas e janelas abertas, garantindo uma ventilação natural – isso inclui as portas internas, que ainda ajuda a evitar a tocar em puxadores e maçanetas.

Não compartilhe objetos e, nos banheiros, utilize toalhas descartáveis para higienizar as mãos.

Caso precise fazer uma reunião com colegas de trabalho ou clientes, evite as presenciais e dê preferência a videoconferências. 

Refeições fora de casa

Antes e depois de comer, higienize as mãos. Durante as refeições, guarde a máscara em um saco plástico ou de papel. Caso necessário, descarte-a de forma adequada e utilize a máscara extra.

Não divida os alimentos nem os utensílios, como garfo e faca. 

Chegando em casa

Antes de entrar em casa retire seus calçados. Limpe os objetos que vieram com você da rua, como celular, carteira e chave. Higienize as mãos com água e sabão e retire a máscara – lave-a com água e sabão ou água sanitária ou descarte-a. 

Reserve um local para colocar a roupa suja, bolsas e mochilas. Por fim, tome banho e coloque roupas limpas.