Não aglomere, use máscara

Você sabe usar a máscara corretamente? Confira mitos e verdades sobre o objeto de proteção

Precisamos estar bem informados para saber quais são os cuidados que devemos ter e o que podemos ou não fazer para evitar a Covid-19

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
A informação é uma das nossas principais aliadas no combate a pandemia do novo coronavírus. É através dela que conseguimos saber quais são os cuidados que devemos ter e o que podemos ou não fazer para evitar a Covid-19. Como por exemplo, saber que o uso da máscara é uma das principais barreiras de proteção, associado ao distanciamento social, e a correta higienização das mãos, é fundamental para evitar a infecção e propagação do vírus. Além disso, é preciso também saber qual é o uso correto do material de proteção.

Por isso, listamos aqui mitos e verdades sobre o uso da máscara para você ficar sempre bem protegido. Confira:

Posso abaixar ou tirar a máscara para falar.

Mito. Após colocar a máscara, evite tirá-la, mesmo que seja rápido. Se você retirar ou abaixar a máscara para conversar, você estará perdendo a sua proteção como a proteção do outro que está te ouvindo, uma vez que a barreira será eliminada.

Não pode tocar na máscara.

Verdade. Você vai se perguntar: “Como vou colocar a máscara sem tocar?” Para retirar ou colocar a máscara, devemos apenas tocar nas alças laterais, e não na máscara propriamente dita. Além disso, uma vez com a máscara o correto é evitar tocar,. Ou seja, não se deve ficar tirando a máscara ou manipulando-a, exceto para se alimentar. Nesse caso, retire as máscaras pelas alças laterais.. Dessa forma, você evita entrar em contato com secreções respiratórias e espalhar o vírus com as mãos.

Faz mal fazer exercícios físicos usando a máscara.

Mito. Não acredite na fake news de que a máscara retém CO² e, por isso, faz mal utilizá-la enquanto se exercita. A troca gasosa acontece normalmente.


A máscara cria uma barreira entre o ar e as vias aéreas e, com isso, ao fazer exercício você precisará fazer mais esforço para respirar, tanto na inspiração quanto na expiração, o que não quer dizer que isso faz mal. 

Não posso ficar com a mesma máscara por muito tempo.

Verdade. Se você está trabalhando fora de casa ou sabe que passará um longo período na rua, é necessário levar uma máscara extra para trocar. O recomendado é trocá-la, em média, após – três horas de uso ou em qualquer momento em que estiver úmida ou suja. 

A máscara só precisa cobrir a boca.

Mito. A máscara deve cobrir a boca  e o nariz e estar bem ajustada, sem espaço entre a pele e o tecido.