Não é hora de relaxar

2ª onda da covid: 5 coisas que você deve fazer – ou continuar fazendo – para se proteger

São pequenas atitudes, que com certeza você já foi orientado a fazer, mas que são essenciais que coloquemos em prática

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O controle da pandemia do novo coronavírus depende de um esforço conjunto de autoridades e população. É de responsabilidade dos governos informar e comunicar bem, implantar medidas restritivas que visem a desaceleração da contaminação e disponibilizar hospitais e testes, por exemplo. Mas, em paralelo a isso, precisamos fazer nossa parte para cuidar da gente e do próximo.

São pequenas atitudes, que com certeza você já foi orientado a fazer, mas que são essenciais que coloquemos em prática. Confira:

- Saia de casa somente se necessário

Muitas pessoas precisam sair de casa para trabalhar ou outras atividades essenciais, ficando expostas ao vírus, e são nesses casos que os cuidados devem ser redobrados.

Eles começam antes de sair de casa, fazendo um check-list dos itens essenciais, como álcool em gel, máscara e uma máscara extra, caso vá passar muito tempo fora.

- Use máscara corretamente

O objeto de proteção é essencial na luta contra o coronavírus. Se todos usarem máscara, a probabilidade de infecção pelo novo coronavírus é diminuída. No entanto, é preciso que ela seja usada corretamente.

Não tire ou abaixe a máscara na hora de falar. Se fizer isso, você estará perdendo a sua proteção e também a proteção do outro que está te ouvindo, uma vez que a barreira será eliminada. O ideal é não tocar na máscara após colocá-la. Para colocar e retirar o objeto, esteja sempre com as mãos higienizadas.

- Higienize suas mãos sempre

A higienização das mãos é a medida mais antiga, barata e eficaz para evitar infecções e com o novo coronavírus não é diferente. 


Esse simples ato, que deve se tornar um hábito, impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos. A lavagem deve ser feita com água e sabão ou álcool 70% sempre que houver contato com superfícies ou pessoas.

Mesmo com as mãos higienizadas, crie o hábito de evitar colocar a mão no olho, na boca ou no nariz. 

- Mantenha o distanciamento social

A gente sabe que ficar sem um abraço, uma reunião de família ou amigos, uma festa, especialmente nessa época do ano é difícil, mas o distanciamento social segue sendo uma das principais maneiras de prevenção. 

Não podemos relaxar e devemos continuar mantendo a distância de 1,5 a 2 metros das pessoas e sempre dar preferência a locais pouco movimentados e ao ar livre.

- Se informe bem

Estar bem informado é essencial na luta contra a pandemia do novo coronavírus. Saiba identificar fake news e não as compartilhe. Antes de passar adiante uma informação, tenha certeza que ela procede – analise se o site em que está publicado é, de fato, confiável. Além disso, procure canais oficiais para se informar. 

Especialmente na pandemia, é essencial evitar esse tipo de disseminação que pode prejudicar a luta contra o vírus.