Não é hora de relaxar

Controle da Covid-19 depende da atitude de todos

Prefeitura de Salvador tem anunciado uma série de medidas visando frear a segunda onda da doença

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Salvador anunciou novas ações de combate ao coronavírus. A primeira delas é a proibição da comercialização e o consumo de qualquer tipo de bebida em espaços públicos, de sexta a domingo, das 17h às 7h, nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã. 

A Prefeitura anunciou também a retomada do horário normal de funcionamento de bares e restaurantes do Rio Vermelho e Itapuã. A partir desta sexta-feira, os estabelecimentos, que só poderiam funcionar até às 17h de sexta a domingo, poderão funcionar no horário normal.

Além disso, está proibido nesses dois bairros que bares e restaurantes comercializem comidas e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto na área externa quanto interna. 

A Prefeitura também irá exigir que os comerciantes façam uma delimitação física de seus estabelecimentos, para que fique claro quais mesas e cadeiras montadas na rua fazem parte de cada restaurante ou bar e que, com isso, a fiscalização seja mais fácil.

Aqueles comerciantes que não cumprirem as medidas terão o alvará de funcionamento suspenso por tempo indeterminado. 

Por fim, a Prefeitura comunicou que há um plano para estender a oferta do transporte público, para que se adeque aos novos horários de funcionamento de shoppings e centros comerciais, como salões de beleza e barbearias, por conta do aumento da demanda do final de ano. 

Distribuição de máscaras

Para incentivar uma das principais formas de proteção, o uso da máscara, a Prefeitura de Salvador vem distribuindo o equipamento nas estações de transbordos e no Plano Inclinado Liberdade-Calçada, além das estações de Mussurunga e Pirajá.

Proteja-se. Fique atento ao distanciamento social, mantendo ao menos 1,5 metro de distância das pessoas em filas e estabelecimentos. 

Não saia de casa sem máscara e permaneça com o objeto de proteção, exceto quando estiver fazendo uma refeição e, no caso das praias, quando for mergulhar no mar.

Lembre-se também de sempre usar a máscara corretamente, tampando nariz e boca. 

Leve sempre com você o álcool em gel, para higienizar as mãos após tocar em qualquer superfície. Evite, de qualquer forma, levar as mãos ao rosto, especialmente boca, nariz e olhos.