Nem Te Conto

Acusado de 'blackface', Paulo Gustavo se defende no Instagram

A personagem do ator "Ivonete" voltou a causar polêmica nas redes socais

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Paulo Gustavo se meteu em uma polêmica das grandes na noite do último domingo (12). Após postar uma foto da personagem "Ivonete", que ele interpreta no programa 220 volts do canal fechado Multishow, o humorista recebeu uma chuva de comentários desaprovando a ação: "Muitas pessoas reproduzem black face por ignorância, mas Paulo Gustavo sabe muito bem o que é, e como é racista. Ele sabe e faz por gosto!", disse um internauta. "Chegou o "humorista" babaca que acha legal fazer black face pode entrar Paulo Gustavo", escreveu outra. "blackface não né querido?", ressaltou outra. 

Logo após os comentários dos seus seguidores desaprovando a caracterização de Paulo Gustavo, o humorista fez questão de se defender no Instagram: "No dia de hoje soubemos que 50 pessoas foram covardemente assassinadas em Orlando somente por suas condições sexuais. Nesse mesmo dia em que deveríamos estar todos de luto repensando nosso ódio, nossos preconceitos e nossos limites de compreensão, tem gente que veio me atacar por representar uma mulher negra. Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma Vagaba, uma mãe de família ou um anjo... Nunca me atacaram por representar a Senhora dos absurdos - uma mulher que se orgulha ridiculamente de ser branca, rica e hetero. Mas a Ivonete - que se orgulha de ser brasileira mesmo sendo crítica ao Brasil, que é pobre mas não se sente moralmente inferior a ninguém, que gosta de ser mulher e sobretudo tem auto-estima, amor próprio e orgulho de ser como é - me rendeu injustas críticas. Eu conheci muitas Ivonetes na minha vida e tenho orgulho dessas mulheres. Ao contrário de outras personagens que eu uso para ridicularizar o tipo que elas representam, a Ivonete existe pra ridicularizar quem a ridiculariza, porque eu quero rir de gente que não gosta das Ivonetes. Porque eu amo a Ivonete. Ela é negra, nasceu negra e eu tenho o mesmo respeito por ela que eu tenho com todas as pessoas", escreveu o ator. 

 Entenda o que é Blackface


Black face refere-se a uma técnica utilizada por atores brancos no XIX para representar personagens negros de forma exagerada e estereotipada. A personagem representada por Paulo Gustavo, retrata uma mulher negra, da comunidade, que gosta de samba e vive endividada. Para criar Ivonete, o ator além de fazer uso de uma peruca com os cabelos crespos e usar almofadas para aumentar o tamanho do bumbum, ele pratica o black face.