Nem Te Conto

Ator baiano de 'Segundo Sol' fala sobre volta após Síndrome de Guillain-Barré

Dan Ferreira se sentiu, no final de fevereiro, foi para um hospital, em Salvador

Patrícia Kogut, da Agência O Globo

Recuperado do susto de ter sido diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, Dan Ferreira já está de volta ao trabalho. O ator emendou as filmagens de dois longas: "Medida provisória", de Lázaro Ramos, e “Alemão” 2, dirigido por José Eduardo Belmonte. Ele, que fez parte do elenco de "Segundo Sol", conta que ainda está se tratando, mas se sente disposto:


- Meu corpo reagiu muito bem aos medicamentos. Ainda estou fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos por completo, pois ainda não tenho a minha força total. Não consigo correr muito, por exemplo. Só a fisioterapia vai ajudar, mas é 100% reversível. Mas estou bem e conseguindo trabalhar. É só uma questão de tempo para voltar a estar como antes.

No final de fevereiro, ele sentiu um mal-estar e foi para um hospital, em Salvador. O rápido atendimento, diz Dan, foi essencial para a sua melhora: - Assim que senti a primeira fraqueza nos braços e nas pernas, corri para o hospital. A minha recuperação foi bem rápida e passei só uma semana internado. Segundo os médicos, esse período foi recorde porque, geralmente, os pacientes com essa síndrome ficam um mês. Com três semanas já conseguia correr.

No dia a dia, Dan não precisa restringir nenhuma atividade ("só não posso exagerar") nem tomar remédios. Sua única recomendação médica é seguir com a fisioterapia. - É o que tem ajudado e está sendo tipo um milagre. O fisioterapeuta José Vicente Martins tem me auxiliado e me preparou para os filmes.

Desde que retornou ao set, Dan, que em "Alemão" 2 vive Bento, um policial honesto e otimista, não teve nenhuma dificuldade durante suas sequências: - Mesmo se não tivesse nenhum problema de saúde, as cenas de risco seriam feitas por um dublê. Mas ainda não tive essa necessidade de recorrer a eles. Isso está me deixando feliz, pois estou conseguindo cumprir meu trabalho.