Nem Te Conto

Atriz reaparece irreconhecível em foto e filho revela que ela tem hidrocefalia oculta

Sem dar detalhes sobre a situação, ele disse que "ela não se comunica mais" e nem consegue "andar normalmente", mas está “estável”

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Longe das telinhas da Rede Globo desde a novela 'Senhora do Destino', exibida em 2004, a atriz Tônia Carrero, de 93 anos, apareceu irreconhecível em uma foto publicada no Instagram. Em entrevista à coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra', o filho dela, Cécil Thiré, contou que a artista vem lutando contra uma doença chamada de hidrocefalia oculta. Sem dar detalhes sobre a situação, ele disse que "ela não se comunica mais" e nem consegue "andar normalmente", mas está “estável”.

Foto: Reprodução/TV Globo e Instagram

Outro familiar que se pronunciou sobre a situação de Tônia foi o sobrinho dela, o ator e diretor Leonardo Thierry. Na conversa para a publicação, ele revelou que a atriz herdou a doença da mãe e que ela foi operada pela primeira vez em 2000.

"Ela herdou da mãe dela (que terminou a vida exatamente da mesma maneira) uma doença congênita chamada "hidrocefalia oculta", que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. É uma doença de classificação mais ou menos recente na medicina. Não é rara no sentido de que existem muitas pessoas com a doença, mas o diagnóstico específico é recente. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo", explicou.

"Em 2008 foi necessário trocar a válvula. As estatísticas são de que menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala", explicou. "Em 2009 Tônia fez fisioterapia durante pouco tempo no Hospital Sarah, onde a equipe que a atendeu estava perfeitamente familiarizada com a hidrocefalia oculta, já que o hospital atendia um grande número de pacientes", completou.