Nem Te Conto

Bafão! Gizelly chama base de Thelma de 'barro' e é detonada nas redes sociais; veja vídeo

Perfil da médica se pronunciou sobre o caso nas redes sociais

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A advogada Gizelly foi acusada de racismo por conta de uma frase dita na noite da quinta-feira (02), após a Prova do Líder. A sister chamou a base da amiga Thelma de 'barro' ao notar que o lençol do quarto estava manchado com a maquiagem da médica.


"Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara. É barro?", disparou ela, levando as outras meninas à gargalhada. "É a minha base, pô", respondeu Thelma. "Isso é barro", insistiu Gizelly. Visivelmente sem graça, a médica rebateu: "tem hora que eu tiro a maquiagem, mas tem hora que não dá". "O que é isso, Thelminha?", perguntou Gabi. "É a minha base. A minha base é marrom", respondeu. 

Nas redes sociais, diversos internautas se mostraram revoltados com a atitude da advogada. A cantora Preta Gil desabafou: "Até quando vamos ter que escutar isso?? Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!!!". O perfil de Thelma se posicionou sobre o fato nas redes sociais e classificou a fala de Gizelly como 'racismo estrutural'.

"Precisamos lutar, antes de tudo, para que toda a sociedade conheça o problema que é o racismo. Somente assim conseguiremos enfrentá-lo com recursos e longo prazo, com políticas de Estado e compromisso de todos. Para criar e gerir as políticas de modo eficiente, é importante conhecer o racismo em detalhes, saber onde ele está, como atua e seus efeitos sobre as pessoas. Não estamos passando pano e muito menos amenizando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala. Assim como condenamos falas racistas de outros participantes, não estamos deixando passar a fala da Gizelly, mesmo as duas sendo amigas lá dentro. É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento", postou.

Thelma ainda foi acusada pelos internautas por 'passar pano' para Gizelly pelo fato de ser uma de suas amigas dentro da casa. A hastag 'Gizelly Racista' ficou entre o assuntos mais comentados do Twitter.

"E as outras 'fadas' rindo, inclusive dona Manuela. Mais tarde todo mundo levantando a desculpa do racismo estrutural. Não cola, não tem nada de estrutural aqui", postou um. "Vai ter um monte de "fada sensata" discípulos de Bruna Marquezine dizendo que ela só comparou a maquiagem da negra com BARRO! militância seletiva vão passar pano igual fizeram pra #manuracista #foragizelly", escreveu outro.