Nem Te Conto

Com Glória Groove e MC Rebecca, ‘As Baías” se preparam para live do Orgulho no dia 27/06

Live comemora o mês do orgulho LGBTQIA+ e será transmitida no YouTube

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nesta quarta-feira (23), o coletivo “As Baías” falou sobre a live do Orgulho durante uma coletiva de imprensa. A apresentação, que acontece no dia 27 de junho (domingo), às 18h, no canal da banda no YouTube, vai celebrar o orgulho LGBTQIA+ e conta com a participação de Glória Groove, MC Rebecca, Tássia Reis e All Ice.  Durante a coletiva, os artistas falaram sobre representatividade, posicionamento e deram umas dicas do que vai rolar na apresentação. 

Com um time diverso, o objetivo da live é celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ de forma bastante inclusiva. “O que estamos propondo com essa escalação de artistas é justamente propor um novo olhar para o que é uma parada LGBT, que precisa contemplar recorte racial também. Uma coisa é ser negro e LGBT, outra coisa é ser negro, LGBT e periférico. Existem muitos recortes”, reforça Raquel Valéria, integrante do “As Baías”. 

Apesar da celebração do orgulho, a apresentação também traz críticas e posicionamentos sobre ser uma pessoa LGBT no Brasil atual. Os artistas relataram que é comum lidar com uma chuva de projetos no mês de junho e não conseguir tanto apoio nas outras épocas do ano. “O que acontece é uma falta de estrutura para os nossos corpos durante o resto do ano”, relata o rapper All Ice . 

Para a funkeira MC Rebecca, que fala abertamente sobre sua bissexualidade, muito ainda precisa ser debatido para que a comunidade possa existir de forma mais segura e igualitária. ‘É uma luta constante, o preconceito está em todo lugar’, afirma.  

  • As Baías 

As Baías é um trio formado por Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi, que se conheceram na Universidade São Paulo. Em 2019, a banda lançou o álbum Tarântula e foi indicada ao Grammy Latino, sendo esta a primeira vez que mulheres trans foram indicadas ao prêmio.  

Durante a pandemia da covid-19, As Baías tem lançado diversas músicas com participações de artistas como Luiza Sonza e Ivete Sangalo. A composição mais recente é o pagodinho ‘Primeiro Beijo’, com o cantor Péricles, lançada no dia 11 de junho. 

Na live, o trio pretende trazer toda esse compilado de lançamentos e aumentar ainda mais a conexão com o público de casa. “Também faremos uma série de homenagens aos artistas LGBT’s que são referências para nós, como Cazuza e Cássia Eller”, revela Rafael Acerbi.