Nem Te Conto

Diabético, José Loreto usa sensor nas nádegas para verificar índices de glicemia

'Não tiro mais', confessou ator em conversa com Giovanna Ewbank

Agência O Globo
- Atualizada em

José Loreto contou na internet que tem adotado métodos modernos para verificar os níveis de glicose no sangue. O ator, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 14 anos, relatou usar um sensor nas nádegas para controlar os níveis da glicemia.


"Tem um teste de glicose no dedo, mas agora a gente está moderno. Tem um sensor que é para colocar no braço, mas depois que eu coloquei na bunda, não tiro mais. Eu sou ator, não posso ficar com um chip aqui (no braço). Ali fica mais discreto. Estou sempre de cuequinha... Ela (Débora Nascimento) me vê como um cara meio robótico. Ela fala: "Está em que nádega, amor?'", diverte-se, ao relatar a luta contra a doença num vídeo publicado no canal de Giovanna Ewbank.

O artista gravou ao lado de Luca Baldacconi, artista plástico e irmão de Giovanna Ewbank, que relatou ter seguido o exemplo de Loreto ao se cuidar: "Eu tinha vergonha. Já fui para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) várias vezes porque não me cuidava".

José Loreto assumiu que também teve vergonha, na adolescência, ao adotar os hábitos da rotina de diabético: "Imagina, com 15 anos, numa sala de aula: todo mundo comendo chocolate e eu parando para fazer o teste de insulina. As pessoas perguntavam: 'O que é isso?' Era constrangedor (...) Hoje em dia eu aplico a insulina onde eu posso, até para as pessoas perguntarem (...) Uma vez uma criança diabética me viu aplicando e perguntou: 'Então, eu posso ser grande?' A partir dali, entendi que tinha que levantar mais essa bandeira".