Nem Te Conto

Eduardo Moscovis diz que ouve brincadeiras sobre gato Léon

Ator falou sobre seu papel na novela 'O Sétimo Guardião'

Patrícia Kogut, da Agência O Globo

No ar como León em "O Sétimo Guardião", Eduardo Moscovis vem aparecendo esporadicamente na trama desde o fim do ano, mas, a partir dos próximos capítulos, entrará de vez na história. Será quando Gabriel (Bruno Gagliasso) assumir oficialmente o posto de sucessor de Egídio (Antonio Calloni). Com isso, seu personagem voltará à forma humana definitivamente. O ator conta ainda está se adaptando à nova fase:

- É uma situação estranha. Estou me sentindo como um jogador de futebol que entra no meio do segundo tempo, com todos os outros já aquecidos. Também estou estudando muito para encontrar o tom do personagem, já que, nas cenas em que ele apareceu anteriormente, ainda estava muito impregnado pelo gato e pelo castigo da irmandade.


Ele, que estava longe das novelas desde "A regra do jogo" (2015), confessa que se sente um pouco enferrujado: - Brinco que fazer novela é tão pesado quanto disputar uma prova de triatlo. Ela exige que ator tenha perspicácia, agilidade e um grande preparo físico. Até então, eu estava gravando em média uma vez a cada duas semanas. Agora, será direto. E, nesses últimos dias, a situação tem ficado ainda mais complicada por conta do calor acima da média. Mas, aos poucos, estou entrando no ritmo.

Apesar das breves aparições, Moscovis diz que o personagem atraiu a atenção do público e motiva brincadeiras: - Fui a um jogo de futebol e as pessoas miaram ao me ver. Muitos pais com filhos pequenos também apontam para mim e dizem que sou o gato da novela.

Pai de Gabriela, de 19 anos, de Sophia, de 16, de Manuela, de 11, e de Rodrigo, de 6, ele afirma que os filhos não são muito ligados ao universo da televisão: - Se antigamente os pais tinham que mandar as crianças desgrudarem da TV, comigo é diferente. Quando faço algo legal, tenho que implorar para eles assistirem. Mas também não deixo que assistam a todos os meus trabalhos, já que alguns não são apropriados.

E entre os projetos ousados de que Moscovis participou nos últimos anos estão as séries "Desnude" e "Lúcia McCartney". Em ambas as produções, do GNT, ele protagonizou momentos quentes, inclusive uma cena de nu frontal: - Com exceção da novela, que é uma obra aberta, quando o ator recebe um trabalho, ele já sabe o que vai fazer, o contexto das cenas etc. Então, há todo um planejamento anterior e muito estudo. Nada é gratuito.