Nem Te Conto

Eles cresceram! Saiba como anda a vida de atores mirins que fizeram sucesso no passado

Alguns adotaram novos cortes de cabelo, deixaram a barba crescer e até mesmo abandonaram a carreira diante das telinhas, mas, na memória do público, continuam com a mesma pureza de sempre

Maria Beatriz Pacheco* (maria.beatriz@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Não é por acaso que Caetano Veloso estava mais do que certo ao falar que o tempo é um senhor tão bonito. No ar desde 1963, as novelas não teriam a mesma graça caso não incluíssem pequenos talentos. Responsáveis por derreter os corações do público com tamanha fofura, nossos atores mirins também fazem parte da história dos 70 anos da Televisão Brasileira e mudaram muito com o passar do tempo.  

Eles cresceram, alguns adotaram novos cortes de cabelo, deixaram a barba crescer e até mesmo abandonaram a carreira diante das telinhas. Mas, em nossas memórias, continuam com a mesma pureza de sempre. Curioso para saber como anda a vida dos atores mirins que fizeram sucesso em novelas do passado? Confira esta lista que o iBahia preparou para você!

Foto: reprodução /TV Globo

1. Sol (Maria Mariana Monnerat) de 'América' (2005)


Quando ‘América’  foi ao ar pela primeira vez, Maria Mariana Azevedo tinha apenas dez anos, mas já esbanjava talento para “dar e vender”. Antes mesmo da estreia nas telinhas, ela já havia participado de filmes como 'Xuxa e os Duendes 2' (2002) e 'Xuxa Abracadabra' (2003). Enquanto que na trama de Glória Perez, na pele da protagonista Sol na infância, Maria comoveu os telespectadores ao atravessar  a fronteira dos Estados Unidos,  guiada pelo sonho de alcançar uma nova vida. Atualmente com 23 anos, a jovem se formou em Publicidade e Propaganda na ESPM e trabalha como diretora de arte. Também morou por um tempo em Sydney, Austrália.
Foto: reprodução
2- Otávio (Felipe Latgé) de 'Da Cor do Pecado' (2004)

Você pode até não ser noveleiro, mas com certeza já viu a cara do mimado Otávio, de 'Da Cor do Pecado', em algum meme por aí. Na novela de João Emanuel Carneiro, Felipe Latgé vivia o rejeitado filho da vilã Bárbara (Giovanna Antonelli), que, por nunca ter recebido o amor da mãe, era criado pelas babás e enviado para internatos. Atualmente com 25 anos, Felipe estudou Publicidade e Propaganda, decidiu tentar a vida por trás das câmeras, e trabalha no mercado audiovisual, como diretor de arte.
Foto: reprodução
3. Gabriela (Carolina Oliveira) de 'Páginas da Vida' (2006)

Mais uma novela de Manoel Carlos, mais um talento mirim revelado. Na pele da arrogante Gabriela, Carolina Oliveira deu o que falar na TV.  Filha de Lucas (Paulo César Grande) e Angélica (Cláudia Mauro), a mocinha surpreendia a todos com as atitudes imprevisíveis e por vezes inconvenientes. Aos 25 anos, a atriz tem histórias de sucesso de sobra para contar: novelas inesquecíveis como 'Caminho das Índias', 'Ti Ti Ti' e até mesmo uma indicação ao Prêmio Emmy Internacional na categoria de melhor atriz em 2005. Em 2021, ela retornará na novela 'Gênesis', da Record, no papel de Kira.
Foto: reprodução/ Youtube e Instagram
4. Sushi (Matheus Costa), de 'Cobras e Lagartos' (2006)

O triste passado de Sushi não impediu a personagem de brilhar em 'Cobras e Lagartos'. Após atuar na novela de João Emanuel Carneiro, Matheus Costa viu a carreira decolar: participou de 'Duas Caras', 'Três Irmãs' e 'Cordel Encantado', além da minissérie 'Chico Xavier' e o filme 'O Tempo e o Vento'. Atualmente com 22 anos, é um dos poucos que continua nas telinhas, mas em outra emissora. Na Record TV, deu vida à Nabonido em ‘O Rico e o Lázaro’  e ao jovem Peppe em 'Amor sem igual'.
Foto: reprodução / TV GLOBO/ Redes Sociais
5. Lalit (Laura Barreto), de 'Caminho das Índias' (2009)

Direto do Rio de Janeiro, com passagem pela Índia, e sucesso cravado nas telinhas. Não entendeu a referência?  A jovem Laura Barreto conquistou o carisma do público ao interpretar a filha de Durga (Paula Pereira)  em 'Caminho das Índias'. Após o talento mostrado na telenovela, Laura deu vida à pequena Madalena em 'Araguaia' (2010). Dois anos depois, ganhou destaque no que viria ser seu até então último trabalho na TV: a pequena Theodora, no seriado 'Louco Por Elas'. Aos 18 anos, Laura estuda Publicidade e Propaganda, mas, em entrevista à Patrícia Kogut, de ‘O Globo', ela revelou que pretende voltar a atuar.
Foto: reprodução
6. Uilson (Bruno de Luca), de ‘Fera Ferida’ (1993)

Fica difícil falar sobre jovens talentos ao longo dos 70 anos de televisão brasileira e não citar o pequeno Uilson, da memorável novela ‘Fera Ferida’. O “pestinha” e comilão filho do Professor Praxedes (Juca de Oliveira) arrancava gargalhadas do público com sua esperteza. Aquilo viria  a ser o primeiro grande trabalho de sucesso dele. 27 Anos se passaram desde a estreia de Bruno na TV, que participou de, dentre outros projetos, 'Malhação', 'Caldeirão do Huck' e 'Videoshow'. Aos 38 anos, ele permanece diante das câmeras, como apresentador no canal fechado 'Multishow'.
Foto: reprodução / TV Globo / Instagram
7. Sandrinha (Cecília Dassi), de 'Por Amor’ (1997)

Seis anos de idade e quatro premiações: a atuação de Cecília Dassi na pele da doce Sandrinha em 'Por Amor (1997)', da Rede Globo, rendeu tudo isso e muito mais. A artista permaneceu por 17 anos na emissora, e participou de outras tramas de sucesso, como 'Alma gêmea', 'Sete pecados', 'Três irmãs' e 'Viver a Vida'. Desde 2013, Cecília já não trabalha mais diante das telinhas. Atualmente com 30 anos, ela atua como psicóloga, e possui um perfil profissional no Instagram com mais de 258 mil seguidores.

Foto: reprodução / TV Globo
8. Lucas (Vitor Curgula), de 'Mulheres Apaixonadas' (2003)

Com poucos anos de vida, Vitor Curgula participou de duas novelas que foram sucesso de audiência na TV Globo. Aos seis anos, ele deu vida à Leo (Murilo Benício) nas cenas que retratavam a infância do mocinho em 'O Clone' (2001). Dois anos depois, ele interpretou o brincalhão Lucas, filho biológico de Theo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli), em 'Mulheres Apaixonadas'.  Com 24 anos, o jovem também está longe dos holofotes. Ele deixou a barba crescer, estudou Publicidade e Propaganda e ainda reside no Rio de Janeiro.
Foto: reprodução / TV Globo / Instagram
9. Agatha (Ana Karolina Lannes) em ‘Avenida Brasil’ (2012)

E como falar sobre pequenos talentos sem citar Ana Karolina Lannes, que deu vida à pequena Agatha, filha de Carminha (Adriana Esteves) em 'Avenida Brasil'? A personagem, que era humilhada pela vilã por ser gordinha, deu a volta por cima na vida real e, em 2013, estreou no cinema como Marcelina em 'Minha Mãe é Uma Peça'. Atualmente com 20 anos, Karol Lannes estuda Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e trabalha como DJ.
Foto: reprodução/ TV Globo / Instagram

10. Nilson (JP Rufino) em 'Além do Horizonte' (2013)

O esperto Nilsinho deu trabalho para o barqueiro que o acolheu, Klaus (Isaac Bardavid), mas no final conseguiu uma reviravolta ao ser adotado por Celina (Mariana Rios) e William (Thiago Rodrigues). Atualmente com 18 anos, JP Rufino continua nas telinhas, coleciona premiações no 'Melhores do Ano' e memoráveis participações em novelas, como 'Êta Mundo Bom' e 'Orgulho e Paixão'.

Foto: reprodução/ TV Globo / Instagram


*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira