Nem Te Conto

Em rede social, Jean Wyllys acusa autor da Globo de homofobia

Escritor de 'Velho Chico', Benedito Ruy Barbosa criticou as tramas que disse odiar as "histórias de bichas"

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O deputado federal Jean Wyllys comentou em sua rede social, nesta quarta-feira (9), a declaração do autor da Globo Benedito Ruy Barbosa, que criticou as tramas que contam "histórias de bichas" e rechaçou a ideia de transformar esse tipo de assunto "em aula para crianças". Para o político, as palavras dele foram "deselegantes, reacionárias e homofóbicas".

Deputado comentou o posicionamento de Benedito Ruy Barbosa. (Foto: Reprodução/ Facebook)

No texto, Wyllys também elogiou o talento do autor, citou sucessos de sua responsabilidade no passado, como "Terra Nostra" e "O Rei do Gado", mas ressaltou a "ignorância e o preconceito" do novelista."É uma pena que tenhamos que ouvir esses insultos e ofensas contra os homossexuais de um autor tão talentoso e que trouxe, para esse gênero da ficção (ainda que de maneira estereotipada e dentro dos limites impostos pela da indústria cultural), o chamado "Brasil profundo" e a herança cultural dos imigrantes europeus: os dramas, conflitos e modos de vida dos homens e mulheres do campo, do interior, enfim, do Brasil além do eixo Rio-São Paulo", escreveu o deputado.

Autor de "Velho Chico" criticou as tramas que que contam "histórias de bichas". (Foto: Divulgação/ TV Globo)

O autor é o responsável por "Velho Chico", folhetim que substitui "A Regra do Jogo", na faixa das 21h, a partir da próxima segunda-feira (14). A declaração dele aconteceu em apresentação da novela. "Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um put* orgulho porque são tudo macho pra cacete", disse ele, em entrevista ao jornal "Extra"."Não sou contra, não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem, não sabem como colocar", completou Ruy Barbosa.