Nem Te Conto

Gilberto Gil esclarece antiga polêmica com Xuxa: 'tenho apreço por você'

Em lançamento de nova temporada de programa, o músico explicou seu posicionamento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Gilberto Gil vai estrear a segunda temporada do programa 'Amigos Sons e Palavras', no próximo dia 9, no Canal Brasil. A atração é, sem roteiro prévio, põe o baiano para entrevistar figuras importantes do cenário brasileiro. O primeiro episódio conta com a apresentadora Xuxca Meneghel e Gil aproveitou a ocasião para desfazer uma polêmica com a apresentadora nos anos 90. Em 1992 a também cantora lançou a música "Neve na Bahia" em que ele chama a Rainha dos Baixinhos de bruxa.

"Falei [com ela] um pouco de um certo mal-estar que há anos atrás acabou se colocando entre nós dois por causa da música 'Neve na Bahia', onde eu faço um discurso de [risos] 'Xuxa bruxa, ducha de água fria no fundo do meu plexo solar'", contou Gil em entrevista coletiva do lançamento da atração que aconteceu no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação 

"Me lembro de uma criança naquela época, filha de um amigo dizer 'como você chama a Xuxa de bruxa?'. O mesmo tipo de sombra que se colocou entre mim e Xuxa. Algumas coisas da conversa remontam a isso, uma visão crítica que poderia se colocar em relação à figura dela, mas não à pessoa dela. Não confunda o ícone midiático com sua pessoa. Sua pessoa é outra coisa, esteja segura disso. Certamente tenho um apreço por você", afirmou ele. 

Em um outro momento, o entrevistado é o jornalista Pedro Bial, que contou para Gil que sonhou com ele e o presidente Jair Bolsonaro. 

"Aconteceu há pouco mais de um mês. Sonhei que figura profana era Bolsonaro, eu encontrava com ele, uma sensação de pobreza espiritual. Tinham sons ao fundo, de candomblé e quem chegou tocando era você. O refrão era 'Jesus, Jesus'", disse Bial no programa.

Além de Bial e Xuxa, o músico recebeu na atração Lilia Cabral, Patricia Pilar, Arnaldo Antunes, Fernando Haddad, José Celso Martinez Correa e seus filhos Preta e Bem Gil.