Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Giovana Cordeiro lembra tentativa de estupro aos 12 anos

Atriz enfatiza ainda a questão do assédio enfrentado por ela no meio do futebol

Redação iBahia • 16/06/2019 às 16:41 • Atualizada em 27/08/2022 às 18:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se não fosse a atuação em novelas, Giovana Cordeiro, a Moana de “Verão 90”, poderia facilmente seguir os passos de estrelas do futebol feminino como Marta — que promete brilhar mais uma vez no jogo do Brasil contra a Itália, na próxima terça-feira, pela Copa do Mundo de futebol feminino. Filha de um empresário do ramo do futebol, a carioca de 22 anos, nascida na Zona Oeste do Rio, revelou à Canal Extra, durante este ensaio de moda com roupas de tricô, que na infância chegou a bater bola com a camisa 10 da seleção brasileira.

Foto: Vinícius Mochizuki | Divulgação

— Minha família sempre trabalhou com esporte. Meu pai é empresário de alguns jogadores de futebol (entre eles Bruno Cortês, do Grêmio, e Thiago Galhardo, do Ceará) e minha mãe trabalhava na área administrativa. Dentro dessa realidade, cresci jogando futebol. Amo esse universo e me lembro de ver Marta jogando no campo do meu pai — conta a atriz, que chegou a disputar um campeonato, mas, como só tinha ela de menina no time, acabou sendo desencorajada pela própria família a continuar nos gramados:


—Infelizmente, o futebol ainda é visto como um esporte altamente masculino. Naquele momento da minha vida, nem meu pai apoiou a ideia de eu continuar. Acho que a gente ainda tem muito o que aprender com as jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino. São mulheres muito dedicadas e éticas.

Giovana enfatiza ainda a questão do assédio enfrentado por ela no meio do futebol. Segundo a artista, as primeiras experiências surgiram bem cedo.

— Com 12 anos, quando eu voltava da escola, um homem tentou me estuprar na rua. Felizmente consegui me livrar, mas foi algo que me marcou. Além disso, como cresci no meio do futebol, já ouvi e sofri muita coisa. Acho que toda mulher tem uma história de assédio para contar. E isso é muito triste — lamenta a atriz: — Ainda tem uma outra injustiça que a gente precisa enfrentar na condição de mulher. Muitos homens tendem a acreditar que nós somos incapazes de fazer certas coisas. Essa semana, por exemplo, eu estava estacionando o meu carro, e veio um homem para tentar me ajudar. Só que tem um detalhe: eu não pedi ajuda e estava estacionando da maneira correta. Então, são nesses pequenos detalhes que a gente vê o machismo dando as caras.

Os temas ligados ao universo da mulher, aliás, são amplamente debatidos nas redes sociais por Giovana, que vive uma jornalista na novela das sete. Segundo a atriz, seu Instagram, por exemplo, é um espaço onde ela aborda a questão do empoderamento feminino:

— Falo muito sobre a questão do feminismo. Acho que é um assunto que devemos levar para o nosso dia a dia. Também posto muito sobre transição capilar. Eu, por exemplo, estou muito mais segura de ostentar os meus cachos. Acho o meu cabelo lindo, e é bom poder trocar ideias sobre isso com os seguidores. Tenho uma relação muito saudável com eles.

Na TV, Giovana diz se divertir com a personagem de “Verão 90”. Parte mais fraca do triângulo amoroso que forma com os mocinhos da trama, João (Rafael Vitti) e Manuzita (Isabelle Drummond), ela conta que a profissão de jornalista é o que mais a atrai na personagem.

— Nunca pensei em seguir esse caminho, mas acho a carreira linda. Antes de começar a novela, assisti muito ao “RJTV”. Adoro a maneira como a Mariana Gross conduz o jornalístico. Ela é bem despojada. Se eu estivesse na posição dela na vida real, acho que tentaria seguir a mesma linha — avalia Giovana, já lamentando que a novela está na reta final: — Moana está ali ainda tentando manter uma relação com João, mas ele é completamente caidinho por Manu.

A preocupação em compor bem a personagem é o que, no momento, ocupa a maior parte dos pensamentos de Giovana:

— Ser atriz sempre foi o meu maior sonho. Já sou formada em Artes Cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Mas quero voltar a estudar. Desejo me tornar uma atriz com mais possibilidades de atuação. Agora, por exemplo, estou tendo o auxílio da coach Mariana Rigueira, que é uma profissional que estudou Artes Cênicas na Inglaterra. Também tenho vontade de ir para Londres estudar.

Quem acompanha Giovana nas redes sabe que ela está muito feliz, obrigada, com o também ator Giuliano Laffayete. Apaixonada, ela diz que tem uma relação de muita parceria com o namorado.

— A gente começou a namorar para valer no último Ano Novo, mas, antes disso já tínhamos ficado no carnaval de 2018. A gente ama blocos de rua, e não tem essa de se esconder nossa vida por sermos atores. Gostamos de ir para a rua e curtir a folia mesmo. Admiro muito Giuliano. Temos uma vontade real de estarmos juntos. Mas também um sabe respeitar o espaço do outro — diz ela, que admite não ter vontade de se casar: — Nunca tive esse sonho de ter uma cerimônia com festa. Pode até acontecer, mas acho mais fácil a gente decidir apenas ir morar junto mesmo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto