Nem Te Conto

Atriz Gloria Pires pensa em aposentadoria: ‘Estou velha para fazer novela’

Atriz volta à TV na nova novela das 21h, 'O outro lado do paraíso', que estreia no dia 23

Regiane Jesus, da Agência O Globo
- Atualizada em

Beber para esquecer a dor. É nessa armadilha que Gloria Pires cai em “O outro lado do paraíso”, próxima novela das nove que estreia no dia 23. Na história de Walcyr Carrasco, Elizabeth afoga as mágoas no álcool após trair o marido, Henrique (Emílio de Mello), e provocar acidentalmente a morte do amante, Renan (Marcello Novaes). A tragédia que transforma a vida da personagem é fruto de uma armação de seu sogro, Natanel (Juca de Oliveira), que nunca aceitou o passado de prostituição da nora.

— A bebida vira uma bengala para Elizabeth depois que tudo fica de cabeça para baixo. É nesse momento que o alcoolismo surge. Ela vai descer ladeira abaixo, vai emburacar — adianta a atriz, de 54 anos.

Foto: Reprodução / Instagram

Desestabilizar-se depois de ir do céu ao inferno num piscar de olhos é humano, mas uma dose generosa de equilíbrio em meio a uma situação adversa pode ser uma boa pedida:

— Caso pudesse dar um conselho para Elizabeth, diria para ela ter calma, respirar fundo e seguir em frente com fé, porque em algum momento ela vai conseguir sair do buraco. Procuro lidar com o inesperado de uma forma tranquila. Já entendi que a gente não tem controle sobre nada. A vida pode mudar radicalmente de uma hora para outra.

Nas palavras de Gloria, nem o que o público imagina ser um mar de rosas de fato é. A união da atriz com Orlando Morais, por exemplo, não é tão perfeita quanto aparenta.


— Meu casamento é de muita luta, altos e baixos. Mas a gente sempre esteve disponível um para o outro e para nossa relação. Existe uma parceria. Na hora em que um cai, o outro dá a mão. Não há receita, nem fórmula, mas considero importante que o casal tenha os mesmos interesses ao mesmo tempo em que cada um tem sua individualidade — frisa a artista, que completa 30 anos de casada em 2018.

Gloria chama a atenção pela serenidade com a qual enxerga a vida, pelo talento que conquista o público há quase meio século e pela beleza que resiste à ação do tempo. Os cuidados com a aparência não são desprezados. Tão pouco, supervalorizados:

— Gosto mais ou menos de tratamentos estéticos. Aliás, eles não são feitos para gostar, são feitos para a gente ter esperança (risos). É tudo sofrido. Já experimentei uns que dão choques, mas desisti. Também fiz no rosto e nos braços um tratamento com microagulhamento para manchas. O resultado foi bom, mas é dolorido.
Foto: Reprodução / Instagram

Aposentadoria à vista

Não vai ser fácil para o público se acostumar com a ausência de Gloria na TV caso ela coloque em prática uma ideia que não sai da sua cabeça ultimamente.

— Penso em aposentadoria. Tenho pensado tanto... — diz a mãe de Cleo, Antonia, Ana e Bento.

A dúvida, no entanto, ronda a mente da atriz quando é perguntada se não existe a possibilidade de ela seguir os passos de Fernanda Montenegro, que, aos 88 anos, é sua colega de elenco na trama que substituirá "A força do querer":


— Não sei... Não sou capaz de opinar — diverte-se, fazendo referência à frase que marcou sua participação ao comentar o Oscar 2016 na Globo.

O fato é que o ritmo frenético das gravações tem deixado Gloria cansada:"

— Na segunda semana em que gravei cenas noturnas de "O outro lado do paraíso", falei: "Estou velha para fazer novela". Peguei uma sinusite no fim da primeira semana de trabalho. Está puxado.