Nem Te Conto

Grávida de oito meses, Aline Fanju planeja parto natural humanizado

A gravidez, segundo Aline, não foi planejada

Patrícia Kogut, da Agência O Globo
Grávida de 33 semanas, Aline Fanju, que interpretou Josefina em "Malhação: Viva a diferença", acerta os últimos detalhes para a chegada de Teresa, sua primeira filha. Ela recentemente realizou o chá de bebê e agora arruma o quarto da bebê. A atriz também se prepara para um parto natural humanizado.
- Estou fazendo exercícios e fisioterapia de períneo e terei uma doula - diz ela, acrescentando que esta fase da gestação "é uma loucura". - Ainda mais porque sou mãe de primeira viagem. É preciso entender todos os preparativos, o que preciso separar e levar para a maternidade, por exemplo.

A gravidez, segundo Aline, não foi planejada. Ela descobriu um pouco antes de começar a gravar a segunda temporada de "Carcereiros". - É uma avalanche de novidades. O início foi um pouco turbulento, enjoei à beça. Tive que ficar viajando para São Paulo (ela mora no Rio) para as gravações - diz ela, que, na série, prevista para o ano que vem, viverá uma mulher casada com um executivo rico, envolvido em atividades ilícitas.
A atriz conta que já ganhou nove quilos. - Não estou fazendo dieta, mas não posso engordar muito, pois não é legal para o parto. Tenho que ficar atenta para não ganhar bastante peso nas próximas semanas.
Aos 39 anos, Aline lembra que em alguns momentos teve vontade de ser mãe, mas essa não era uma ideia fixa: - Tinha dúvidas se era um desejo real ou se eu estava cedendo a uma cartilha social na qual todas nós somos criadas. Sempre pautei minhas escolhas pela profissão. Sou atriz, trabalho com a imagem. E é diferente de outras profissões, que permitem às mulheres trabalhar até o final da gravidez. Não conseguiria, por exemplo, começar uma novela grávida. O mercado de trabalho não acolhe o universo feminino, não dá segurança para as mulheres. Muitas amigas têm medo de voltar depois da licença-maternidade e serem demitidas.