Nem Te Conto

Lembra dela? Narizinho do 'Sítio', Rosana Garcia fala do trabalho em 'Segundo Sol'

Atriz tem trabalhado por trás das câmeras, como preparadora de elenco

Patrícia Kogut, da Agência O Globo
- Atualizada em

Engana-se quem pensa que Rosana Garcia - atriz que viveu Narizinho no "Sítio do Picapau Amarelo" entre 1977 e 1980 - está afastada da TV. Apesar de sua última aparição no ar ter sido numa participação na novela "Flor do Caribe" (2013), ela segue emendando trabalhos na Globo como preparadora de elenco, e, atualmente, é a responsável pelos atores mirins de "Segundo Sol".

- Leio os textos com as crianças e ensaiamos todas as cenas com antecedência. Além disso, acompanho as gravações e vou sempre passando para eles as orientações da direção. Essa novela tem sido um trabalho bem tranquilo, pois, por enquanto, não tivemos cenas pesadas ou complicadas - diz Rosana, que já trabalha há 17 anos com atores mirins.


Ela ressalta que não planejou ocupar essa função, mas foi algo que foi acontecendo na sua carreira: - Me chamaram uma vez para fazer a preparação de um elenco infantil, e, a partir daí, foi surgindo um convite atrás do outro. Trabalho na preparação de adultos também, mas, as crianças realmente são a minha especialidade, pois tenho uma grande facilidade em lidar com elas.

Já sobre a possibilidade de voltar a atuar, ela diz que sente vontade, mas que os compromissos com a ocupação atual não permitem: - Sou atriz, e claro que quero atuar, mas sobra pouco tempo. De vez em quando surgem convites para participações e faço. É sempre um prazer - destaca.

E, por conta da agenda agitada, Rosana ainda não conseguiu rever os episódios do "Sítio do Picapau Amarelo" em que participou, disponibilizados desde o ano passado no Globoplay, mas, ressalta guardar muito carinho pelo programa: - Fiquei muito feliz com a notícia. Foi um trabalho que marcou toda uma geração, e, hoje as pessoas que eram crianças naquela época, querem mostrar para seus filhos e netos. Os meus netos (Enrico, de 3 anos, e Betina, de 2) ainda são muito novinhos, mas, com certeza, mostrarei para eles - revela atriz, que assume ser uma "avó-coruja".

Irmã da atriz Isabela Garcia - que voltará ao ar na novela "O sétimo guardião", Rosana tem dois filhos, Ana Carolina e Fernando, que, assim como a mãe, seguiram carreiras ligadas ao mundo artístico: - A minha filha trabalha com produção de arte e o meu filho é empresário de atores. Ninguém quis trabalhar em frente às câmeras, mas estão todos no mesmo universo - conclui.