Nem Te Conto

Mais 15kg: ex-ginasta Daiane dos Santos relata julgamentos após engordar

Campeã mundial se aposentou em 2012 e chegou a pesar 43kg quando competia

Redação iBahia
- Atualizada em

“Parece que as pessoas desejam que a gente congele”, disse Daiane dos Santos em uma conversa sobre padrões estéticos no podcast “Porta Aberta”. Após se aposentar da ginástica em 2012, ela ganhou 15kg e passou a sofrer pressão estética por causa disso.   

Para seguir o caminho da ginástica e participar de grandes competições, ter baixa estatura e pesar pouco é fundamental. Na época em que competia, Daiane pesava 43kg e seguia uma dieta de atleta rigorosa. 

Com 38 anos, Daiane comparou a vida que levava antes com a sua realidade atual. “Eu treinava em média 8 horas por dia, também tinha a questão alimentar, que era diferente. Eu trabalhava com o meu corpo, hoje eu não trabalho mais. Eu posso ser uma pessoa normal. Eu visto calça 36/38 hoje. Vestia 32", contou. 

O ganho de peso e as mudanças no corpo desencadearam julgamentos. “’Nossa, mas você está gorda', 'você está enorme', piadinhas, desenhos... E aí que eu falo: 'Graças a Deus, e que coisa boa que meus pais me prepararam para eu entender a cabeça do outro e refletir sobre o que eu acho sobre isso”, refletiu. 

De acordo com Daiane, todas as atletas que ela conhece passaram pela fase de adaptação corporal após se aposentarem do esporte. “Uma hora vai estabilizar. Estou passando por esse processo ainda", contou. 

Após um tempo parada, ex-ginasta retornou às atividades físicas para se manter saudável e porque trabalha como educadora física. “O cuidado com o corpo não é uma questão estética, é de saúde. Acima de tudo, você precisa entender como você está se sentindo e se está com saúde”, refletiu.