Nem Te Conto

'Mais Você' estreia amanhã nova temporada do 'Super Chef Celebridades'

MC Koringa, Paulinho Serra, Diego Hypolito, Gabriel Lourchard, Hélia Souza (Fofão), Renata Dominguez, Claudia Ohana e Helga Nemeczyk participam da competição

Marília Moreira, do Rio de Janeiro* (marilia.silva@redebahia.com.br)

Um dos quadros de maior audiência do Mais Você, o Super Chef Celebridades chega à sua sexta temporada amanhã com um time de oito atores, humoristas e esportistas que vão ter de provar, ao vivo, muita desenvoltura na cozinha.

Os competidores desta edição são MC Koringa, Paulinho Serra, Diego Hypolito, Gabriel Lourchard, Hélia Souza (Fofão), Renata Dominguez, Claudia Ohana e Helga Nemeczyk.


Até o dia 21 de julho, quando está prevista a final, eles vão  passar por provas para testar suas habilidades culinárias, mas não sem antes aprenderem algumas técnicas fundamentais para a sobrevivência na competição em workshops ministrados por profissionais.

Esta semana eles já encararam um primeiro desafio: aprender como funciona uma cozinha industrial e como escolher um cardápio. “Vamos exibir essa primeira experiência na segunda, quando estreia o reality”, adiantou a diretora da atração, Angélica Campos, durante o lançamento da atração  para imprensa na última segunda, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Desafio
Com talento mundialmente reconhecido, o ginasta Diego Hypolito aceitou o desafio, mesmo enfatizando a pouca intimidade com a cozinha. “Eu não sei fazer nenhum prato sofisticado, mas gosto muito de cozinhar. Uma coisa simples que ainda não aprendi a fazer foi um arroz sequinho, solto”, afirma, ao completar que o que vai deixar ele à vontade na competição é o fato de ele
ser bem dedicado ao que se propõe a fazer.

Outra que reconhece a pouca habilidade na gastronomia é a atriz Claudia Ohana. “Sou boa no preparo de peixes e de spaghetti, mas também não sou boa de cozinha. Uma vez coloquei um peixe inteiro dentro do forno sem limpar. Um desastre”, conta ela, cujo maior desejo é ver se aprende a preparar uma ceia de Natal no programa.

Diversão
No comando, a apresentadora Ana Maria Braga diz que o desafio do quadro começa desde o recrutamento dos competidores. “Todo ano é um grande desafio montar um elenco que goste daquilo que está fazendo. Selecionamos os astros da casa que estejam disponíveis, sem fazer novelas, que tenham concordância dos diretores e também vontade de cada um deles. E, a cada ano, nos surpreendemos com a qualidade dos artistas que vêm nos ajudar e entender isso como uma grande diversão”, comenta.

Foi depois da boa recepção de três temporadas do Super Chef tradicional, que trazia cozinheiros amadores, que o Mais Você decidiu apostar em uma competição entre celebridades. “Já falei que o mais importante é se divertir. Não é sair um chef de cozinha, mas ter amor pelo que está fazendo e querer aprender. Acho muito gostoso quando você consegue despertar em uma pessoa essa paixão”, pondera Ana Maria Braga, ao lembrar de candidatos das edições anteriores
que mesmo não tendo vencido o quadro saíram apaixonados pela cozinha.

“Fiuk chegou à final em 2015, não venceu, mas até hoje manda fotos de comidas que ele prepara em casa. André Marques, que venceu em 2014, também saiu gostando de cozinhar. Uma coisa é certa: todos levam o respeito pelo preparo, a valorização pelo trabalho e nunca mais olham um prato da mesma forma, porque vão reconhecer a dificuldade que é fazer”, ressalta.

Assim como nas outras temporadas, a partir de amanhã público e competidores vão se deparar com novidades, mas a Panela de Pressão e a prova de imunidade estão mantidas. “A criatividade não tem tamanho, teremos coisas diferentes, mas dentro do formato original, que está todo mundo acostumado”.

É por isso, que o ator Gabriel Louchard admitiu que já está tomando aulas com a esposa, em casa. “Ela já me ensinou a fazer um refogado, não sabia nem que era preciso isso para preparar um arroz”, diz.  

Amadores?
Para Ana Maria Braga, a polêmica levantada por Fiuk sobre a competição ser desleal por reunir gente com diferentes níveis de habilidade na cozinha não procede. “Como temos os workshops, os participantes nunca vão fazer nada que não tenham aprendido. É uma aula para eles e para o grande público. Sofro mais do que eles durante a competição”, brinca Ana Maria. Os candidatos concorrem a um prêmio de R$ 50 mil.   

*A repórter viajou a convite da Rede Globo