Nem Te Conto

Mauro Mendonça deixa hospital após coma induzido decorrente de pneumonia

Mulher do artista, a atriz Rosamaria Murtinho festeja a recuperação do marido

Agência O Globo

Uma pneumonia decorrente de uma gripe aparentemente inofensiva deixou o ator Mauro Mendonça Filho, de 87 anos, num coma induzido de seis dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Mulher do artista, a atriz Rosamaria Murtinho festeja agora a recuperação do marido, já com a saúde estável em casa, onde seguirá um intenso tratamento fioterápico para reabilitar o movimento das pernas.

— Como ficou um mês deitado no hospital, ele perdeu o tônus muscular. Por enquanto, só está conseguindo se movimentar na cadeira de rodas. Mas os médicos garantiram que os músculos têm memória e logo, logo, Mauro voltará a andar. Daqui a pouco, tenho certeza, ele estará de volta até para as novelas — garantiu Rosamaria, de 82 anos.

Entre abril e maio, quando a história aconteceu, ela viveu dias de pânico. Num dia, encontrou o marido, que estava gripado, "com um rosto estranho" em casa. Depois que chamou os médicos, recebeu um diagnóstico preocupante: Mauro já estava com uma pneumonia em estágio grave e avançado.

— Foi um susto terrível. Eu mesma tive que me tratar também. Imagine: todo dia, ia às 9h para o hospital e voltava às 21h para a casa. Vi o meu marido cheio de tubos e aparelhos, paralisado. Mas a gente joga para o universo e ele nos dá de volta! — relembra: — Mauro é um touro, e está se recuperando bem rápido. Graças a Deus...!

Atriz volta ao batente no teatro

Após uma participação marcante na novela “Deus salve o Rei”, Rosamaria Murtinho voltará aos palcos: no fim de julho, a atriz estrelará o espetáculo “Isaura Garcia — O musical”, sobre a história da cantora que marcou a música popular brasileira no século XX, com sucessos como “Mensagem” e “Pé de manacá”. A direção é Jacqueline Laurence. As artistas Kiara Sasso e Soraya Ravenle dividirão o papel principal com Rosamaria. A estreia acontece no Oi Casa Grande, na Zona Sul do Rio.