Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

'Me matou por dentro', diz Leilah Moreno sobre racismo

Atriz e apresentadora fez um desabafo no Instagram

Redação iBahia • 02/06/2020 às 14:23 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Leilah Moreno recorreu ao Instagram nesta terça-feira (2) para falar sobre o racismo que sofreu ainda criança. A atriz e apresentadora relatou que recebeu apelidos como "suja" e "asfalto", e que também chegou a ser perseguida por seguranças de lojas.

"Para dizer o quanto me matou por dentro ter a infância roubada e perseguida. Não imaginava que somente adulta enxergaria o quanto me machucou ser tão diminuída. É pesado escrever isso e meus olhos se enchem d'água. PESADO escrever isso e meus olhos se enchem d'agua, mas eu ouvia: "NEGUINHA FEIA, SUJA, COR DE BOSTA, ASFALTO, CORVO, CABELO DE BOMBRIL, PIXACO, MERDA DE CAVALO, FÍDIPOBRE, BARATA, PERERECA QUEIMADA, AGUA TURVA e por aí vai!", diz um trecho da publicação de Leilah.

Ver essa foto no Instagram

Sempre preferi fazer POSTS FELIZES, que elevem o ser humano e mostrem o "ressignificado" do que um dia foi ruim... Embora as palavras a seguir sejam pesadas, acredite, o intuito é me posicionar perante estes despertares ati #racismo #facismo . NÃO APOIO PROTESTOS de VIOLÊNCIA, nem o que contarei será p/ justificar estes atos. Mas sim, para dizer o quanto me MATOU por dentro ter a infância roubada e perseguida. Não imaginava que somente ADULTA, enxergaria o quanto me machucou ser tão DIMINUÍDA. É PESADO escrever isso e meus olhos se enchem d'agua, mas eu ouvia: "NEGUINHA FEIA, SUJA, COR DE BOSTA, ASFALTO, CORVO, CABELO DE BOMBRIL, PIXACO, MERDA DE CAVALO, FÍDIPOBRE, BARATA, PERERECA QUEIMADA, AGUA TURVA e por aí vai! ... Estes são leves e dentre eles ouvia tabem coisas do tipo: LUGAR DE PRETO É NA SENZALA, TALENTO DE PRETO É FAXINA, VC É INFERIOR, Ñ LUGAR, Ñ TEM FUTURO e etc.. E eu (e meus primos) tivemos que digerir, conviver, passar por cima e VENCER. Demorou p/ eu me sentir BONITA, CAPAZ, MERECEDORA, BOA... pois ninguem me ENSINOU como ESQUECER. Eu ACHAVA q tinha cor de M*** mesmo! Que triste! Me parece q tudo isso que vejo hj pela TV, é como um tipo de EXPLOSÃO e um GRITAR perdendo a razão. É desumano PEDIR POR IGUALDADE e também INJUSTO, TRISTE E FEIO ver um mundo inteiro DEPREDANDO e perdendo a cabeça em atos de VIOLÊNCIA p/ serem vistos. Não era pra ser assim. Fui ensinada a falar tudo por ARTE (desde a dor ao amor) e definitivamente não sei BRIGAR. Me sinto FELIZ por isso, pois cada um tem seu lugar e o meu é este... "Falando em PAZ". Não irei pra rua quebrar ponto de onibus e ñ apoio quem faz. E nao tiro a Razão dos que estao PACIFICAMENTE marchando, protestando e GRITANDO por igualdade, pois JÁ DEU, CHEGA! EU TAMBÉM QUERO IGUALDADE. Ñ quero mais ser confundida c/ a babá do meu enteado (o q não é demérito) nem entrar no supermercado e ser seguida pelo segurança (e isso acontece comigo). Meus filhos não podem ouvir o que eu ouvi. O MUNDO SEMPRE FOI BOM, PERFEITO... A HUMANIDADE que está quebrada Desde a escravidão... ERRARAM LÁ ATRÁS e nós precisamos consertar SIM. C/ VOZ e SEM VIOLÊNCIA.Tenho FÉ ✊???? #antifa #antiracismo #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por LEILAH MORENO ???? (@leilahmoreno) em 2 de Jun, 2020 às 8:49 PDT

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto