Nem Te Conto

Nem tudo é verdade na história de Bibi em 'A Força do Querer'; entenda

Conheça as semelhanças e diferenças entre as histórias de Bibi da ficção para Fabiana Escobar, a Bibi da vida real

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

Não há como negar que a Bibi de Juliana Paes em 'A Força do Querer' vem causando a cada capítulo da novela. A personagem, que tem a sua história inspirada na ex-baronesa do pó, Fabiana Escobar, conquistou os telespectadores fazendo a trama de Glória Perez bater recorde com maior audiência das 21h em um ano. 

(Reprodução: TV Globo)

Porém um quesito vem deixando uma pulga atrás da orelha de quem acompanha o folhetim: até que ponto a história inspirada no livro 'Perigosa' que conta a trajetória de Fabiana no tráfico é verdade e quando ela começa a ser apenas ficção? O iBahia listou para você algumas das semelhanças e diferenças das Bibi's. Confira:

(Reprodução: TV Globo)
Loucuras de amor: Verdade. Assim como na ficção, Saulo gostava de declarar seu amor por Fabiana de forma exagerada. Para a revista 'Veja', a ex-baronesa do pó conta que esse era um costume do ex-marido antes mesmo de virar traficante. "Ele sempre fazia essas coisas, mesmo antes de ter dinheiro. Quando foi preso, me mandava cartas imensas, escrevia na parede ‘Bibi, eu te amo’. Quando ele fugiu da cadeia, me mandava buquês de flores de uma em uma hora. Tudo o que ofereciam ele comprava e me mandava de presente, até papagaio, cachorro, pula-pula. Tudo", disse. 

Estudos: Verdade. Na trama, Bibi (Juliana Paes) está perto de terminar sua graduação em Direito quando Rubinho (Emílio Dantas) é preso. A história se assemelha com a real, apenas com uma diferença, Fabiana cursava Serviço Social, quando precisou largar os estudos para dar suporte ao marido, Saulo de Sá Silva, preso por tráfico de drogas. 

Conflitos com a polícia: Meia verdade. Os conflitos entre Bibi (Juliana Paes) e Jeiza (Paolla Oliveira) não chegaram a ser tão presentes assim na vida de Fabiana. A estudante, que na trama se sente perseguida pela policial, tem sede de vingança por conta da prisão de Rubinho (Emilio Dantas). Fora da ficcão, Fabiana relata que só brigou apenas uma vez com a policial responsável pela prisão de Saulo, mas que conseguiu resolver a situação após um post no Facebook.

"Ela aumentou a notícia para a imprensa, apresentou o Saulo como se fosse o maior traficante do Brasil, e ele não era. Ele acabou sendo demitido por justa-causa (era carteiro) e isso piorou ainda mais a minha situação. Mas nunca briguei com ela, só discuti uma vez pelo Facebook, bem depois de tudo o que tinha acontecido. E ela falou que nunca teve intenção de prejudicar ninguém".

(Reprodução: TV Globo)
Triângulo Amoroso: Mentira. Em entrevista a revista 'Veja' Fabiana brincou com a situação vivida pela personagem de Juliana Paes na trama. "Infelizmente, é tudo inventado. Quem me dera. Estou esperando um Caio até hoje", declarou. Na novela, Bibi fica balançada após se reaproximar de Caio (Rodrigo Lombardi) para tentar ajudar o seu marido. O advogado é ex-noivo da estudante e ainda nutre sentimentos por ela.

Relação com a mãe: Mentira. O relacionamento de Aurora (Elisangêla) com o genro é bastante conturbado. A mãe de Bibi não esconde da filha que sempre preferiu Caio (Rodrigo Lombardi) como pai do seu neto e após a descoberta do envolvimento com o tráfico isso fica escancarado. Na vida real a mãe de Fabiana se dava muito bem com Saulo e após a sua prisão ficou ao lado da filha para tentar ajuda-lá. 

(Reprodução: TV Globo)
Relação com os traficantes: Verdade. Logo após a prisão de Rubinho, Bibi subiu o morro para buscar ajuda com os traficantes. A atitude da jovem foi elogiada pelo chefe do tráfico que prometeu proteger o marido da estudante enquanto tivesse dentro da penitenciaria. O mesmo aconteceu com Fabiana quando Saulo foi levado para a prisão. A 'Perigosa' conta que existia um respeito e admiração por ela por conta da força e fibra que teve por não abandonar o marido. "Eles me olhavam com admiração porque se algo me derrubava, eu me levantava na mesma hora e ia resolver. E eu falava com eles de igual para igual, mesmo com o dono do morro. Eles falavam: ‘Caraca, hem, como você é forte!’", revelou a revista Veja.

Descoberta do envolvimento com o tráfico: Mentira. Se na trama Bibi investigou a vida de Rubinho nas redes sociais até encontrar uma prova de que o marido estava envolvido com o tráfico, na vida real Fabiana não teve tempo para 'stalkear'. Em entrevista a 'Veja', Fabiana revela que já havia percebido que algo não estava bem com Saulo, mas que só foi entender o tamanho do problema através de uma reportagem na TV.