Nem Te Conto

Nos 94 anos do Copacana Palace, todo luxo, glamour e bafões dos famosos no hotel

Com uma lista de hóspedes e histórias de dar inveja a qualquer grande hotel do planeta

Agência O Globo

Madonna já se debruçou em sua sacada. Janis Joplin nadou nua em sua piscina. Natalie Cole cantou em seu salões. Rod Stewart destruiu parcialmente sua suíte ao fazer do espaço um campo de futebol. Com uma lista de hóspedes e histórias de dar inveja a qualquer grande hotel do planeta, o Copacabana Palace completa hoje 94 anos. Mas com charme de garoto.

Entre os frequentadores, o empresário André Ramos, de 42 anos, sempre é recepcionado com brigadeiros quando se hospeda na suíte 555 do hotel — localizada bem abaixo do famoso letreiro.

“Sempre entendi o hotel como uma embaixada de turismo no Brasil. Ali se hospedaram artistas da década de 50, 60, meu pai relata histórias da época que o hotel era cassino, os grandes shows do Golden Room... Era uma época glamourosa no Rio. O Copa foi o primeiro grande palácio debruçado na praia. Quando se fala do Brasil lá fora, você lembra imediatamente do Copa”.

A socialite Narcisa Tamborindeguy, que aprendeu a nadar na icônica piscina do prédio, contava com serviço de água de coco de borda a borda, para não perder a motivação entre uma braçada e outra. “Também já fiz esteira com Paul McCartney do meu lado”, lembra ela, que, em outra ocasião, cantou para Ron Wood, do Rolling Stones, da janela de seu apartamento no Edifício Chopin: “Ele estava na sacada do sexto andar e retribuiu. Ai, que loucura!”.

Climão
Amaury Jr., que sempre cobre os bailes de carnaval do Copa, conta que quase se envolveu num acidente diplomático quando seu diretor barrou a passagem do ditador Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, em frente a câmera: “Com a mão, ele barrou a passagem. Foi intimidado por seguranças a noite toda”.

Piscina Preta
O sexto andar do hotel tem seis suítes de 100 metros quadrados cada. A piscina preta só pode ser usada pelos hospedes do sexto andar. É muito exclusiva e tem uma vista privilegiada de toda Atlântica.

Peladão
A funcionária do hotel, a inglesa Anne Philips, passou por uma saia justa. Na passagem da Banda U2, em 2002, foi recebida pelo guitarrista The Edge pelado, ao levar o café da manhã em sua suíte.

Sono bom

As camas feitas sob medida são tão confortáveis que Keith Richards, da banda Rolling Stones, convenceu a gerência a lhe vender uma para dar de presente à mulher, que sofre de insônia e só conseguiu dormir bem no hotel.

Ao apagar das luzes

Lady Di queria muito nadar na famosa piscina do hotel. Mas temia que fosse flagrada pelos paparazzi. Pediu então que apagassem a luz da piscina para que pudesse usufruir sem ser perturbada, às 2h da manhã.