Nem Te Conto

Terça-feira o Pelô vai receber o baixista Luciano Calazans

O músico, arranjador e mestre do contrabaixo promete agitar o Largo Tereza Batista


luciano-calazans



Na próxima terça-feira (16), a agenda do Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, irá levar muita música aos Largos do Pelô. Às 21h os Largos Tereza Batista e Pedro Archanjo irão receber, respectivamente, o som instrumental experimental de Luciano Calazans e o estilo pós-axé-rock-pop-free da Banda Rio Vermelho.


Contrabaixista, arranjador e compositor, Luciano Calazans tem a veia musical extremamente aflorada. Instrumentista profissional desde os 13 anos de idade, o baiano tem uma carreira extensa e coroada de parcerias com grandes artistas, tendo gravado com nomes como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Zezé de Camargo e Luciano, Fafá de Belém e Xuxa. No seu trabalho solo, Calazans produz um som instrumental experimental, voltado para arranjos arrojados de metais, que flerta com a Música Popular Brasileira.


Para o Pelourinho, Luciano preparou um show todo autoral, baseado no seu primeiro CD Contra Baixo Astral, gravado em 2005, e no próximo CD a ser lançado no segundo semestre de 2010, intitulado Luciano Calazans e Ufonia (Musica Instrumental Popular). Ele explica que todas as composições se referem a momentos da própria vida, como a canção Luca, que Calazans compôs para que fosse a primeira coisa que o filho Luca ouvisse ao nascer. "Um CD meu é um livro em forma de som, conta diversas histórias", diz o artista.


Do outro lado da rua, a música instrumental de Calazans irá ceder espaço à vibração da guitarra pesada da Banda Rio Vermelho. A descontração do grupo começa desde a definição do próprio estilo, batizado de pós-axé-pop-rock-free. A banda, que realiza releituras de hits do mundo inteiro, preparou para o Pelourinho um repertório que mescla canções próprias com músicas de artistas como Seu Jorge, Jota Quest, Nando Reis e Ivete Sangalo.