Nem Te Conto

O poder de Daniela Mercury

Por: Lisani Azevedo – lisani@portalibahia.com.br Camille Paglia é a mais importante intelectual americana na área de cultura e arte. Sua tese “Personas Sexuais” – sobre a arte e o sexo na construção da civilização ocidental, da pré-história ao século XIX – é um marco na crítica e história da arte e tornou-se um best-seller mundial nos anos 90. Culta e de idéias originais e provocadoras, ela se tornou uma personalidade influente não apenas nos Estados Unidos. De personalidade forte, corajosa e ousada, teme-se a sua franqueza na mesma medida em que respeita-se a sua inteligência brilhante. Sua visão afirmativa da mulher e sua repulsa pelo discurso do feminismo americano conservador, que mantém o discurso da mulher como vítima do macho, fazem dela um verdadeiro tufão de renovação do feminismo no mundo. Seus artigos sobre o poder das divas, em especial […]


29/08/2008 às 18h18

2 min de leitura

Por: Lisani Azevedo – lisani@portalibahia.com.br

Camille Paglia é a mais importante intelectual americana na área de cultura e arte. Sua tese “Personas Sexuais” – sobre a arte e o sexo na construção da civilização ocidental, da pré-história ao século XIX – é um marco na crítica e história da arte e tornou-se um best-seller mundial nos anos 90. Culta e de idéias originais e provocadoras, ela se tornou uma personalidade influente não apenas nos Estados Unidos. De personalidade forte, corajosa e ousada, teme-se a sua franqueza na mesma medida em que respeita-se a sua inteligência brilhante. Sua visão afirmativa da mulher e sua repulsa pelo discurso do feminismo americano conservador, que mantém o discurso da mulher como vítima do macho, fazem dela um verdadeiro tufão de renovação do feminismo no mundo. Seus artigos sobre o poder das divas, em especial valorizando os ícones Elizabeth Taylor e Madonna tornaram-se clássicos.

No dia 28 de maio, Camille Paglia esteve em Salvador, na Bahia, para uma palestra pública, no Teatro Castro Alves durante a série “Fronteiras do Pensamento”. Ela falou sobre: “Variedades do erótico na arte do século XX”. Neste evento, Camille teve acesso a todos os DVDs da cantora Daniela Mercury, e no dia 11 de junho, a escritora publicou em sua coluna, no salom.com (Ver aqui), um artigo intitulado, “Obama’s best veep choice – Plus: and Brasilian diva Madonna could aspire to”. Em português: (A melhor escolha de Obama para Vice Presidente – Mais: e a Diva Brasileira que Madonna gostaria de ser).

No dia 13 de agosto, a Professora Camille Paglia publicou, novamente, um artigo no salom.com intitulado: Obama’s folksy come-on is as bad as Madonna’s faux British — and both are in desperate need of fresh inspiration. Plus: The elemental power of Daniela Mercury (Veja aqui)

Ver Artigo traduzido (português):