Bons acabamentos para móveis valorizam ambientes. A escolha está atrelada a estética e durabilidade. No caso de armário de cozinha, por exemplo, a decisão deve considerar o contato direto com a água e constante exposição a gordura. Para a arquiteta Júlia Guadix, o acabamento certo contribui para uma rotina mais tranquila e segura.
— É preciso usar materiais que ofereçam garantia de segurança e facilidade de limpeza. Quinas das portas e puxadores cortantes são super perigosos, ainda mais na cozinha, um espaço onde realizamos movimentos rápidos. Um bom projeto, aliado ao uso de materiais resistentes e bem acabados, facilita a vida — enfatiza.
Leia também:
Com tantas variedades de acabamentos para os móveis de cozinha (como MDF, vidro, laminado, aço escovado, entre outros), é preciso analisar o que faz mais sentido para o projeto. Quando a proposta tem ar de sofisticação, a laca é a melhor opção por ter efeito liso e acetinado, por exemplo. Para outras decorações, o MDF é coringa e fácil de limpar, demandando apenas esponja e detergente neutro, além de não arranhar ou descascar. A arquiteta aponta sua preferência por trabalhar com mesclas entre cores lisas e foscas com nuances de madeira para promover um destaque equilibrado,
— Quando o projeto demanda uma cor que não faz parte dos catálogos de MDF, o caminho é buscar as folhas de melamina, popularmente conhecidas como fórmicas, que dispõem de mais variedade. Em última instância, recorro às lacas, que são lindas, mas que necessitam de um cuidado maior, pois são sensíveis a riscos e danos ocorridos por batidas — explica a profissional.
Júlia ressalta a importância de acompanhar o estilo decorativo proposto para a cozinha. Em um viés industrial, é recomendado usar tons de cinza, branco e amadeirados para aquecer o ambiente. Num clima mais puxado para o farmhouse (casa de fazenda, em português), nuances de branco, offwhite e madeira são boas apostas.
— Para que os moradores não se cansem de cores mais intensas, damos preferência a aplicá-las em elementos menores e que possam ser facilmente substituídos no futuro — acrescenta a arquiteta.
Leia mais sobre Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Agência O Globo
Agência O Globo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!