Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Como se ganha dinheiro como youtuber, afinal?

Buscar um assunto que domina, insistir e tentar sem medo de errar e postar com regularidade são algumas das características importantes

Redação iBahia • 20/01/2019 às 14:33 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Buscar um assunto que domina, insistir e tentar sem medo de errar e postar com regularidade são algumas das características que ajudam a se destacar e a atrair anúncios e visibilidade

O sonho de ser youtuber não é meramente pela fama, mas em boa parte pela fortuna que se é capaz de fazer. Cada caso é um caso, mas, em geral, quem faz milhões é quem tem acima de alguns milhões de seguidores também. A rentabilidade pode vir de várias formas e vai depender muito do engajamento do influenciador — que é mais importante do que a quantidade de seguidores.

As maneiras mais comuns de se ganhar dinheiro como youtuber ou instagrammer são com os anúncios que aparecem antes do vídeo; a publicidade testemunhal, em que ele aparece no vídeo falando sobre o produto; pela a inserção do produto na história; ou a propaganda velada, dando a ideia de aquela cerveja ou doce apareceu por acaso no vídeo, sem deixar claro que houve pagamento para isso.

Ibmec RJ lançou no ano passado um curso para ser youtuber (Foto: reprodução)

Fábio Utumi, diretor da IQ, explica que os influenciadores digitais ainda ganham com a concessão de direito uso de imagem, participação em campanhas publicitárias da marca, presença em eventos, permutas, licenciamento de produtos.

Ele diz que o youtuber é como um autônomo, onde seus ganhos dependem bastante da sua presença na internet, tipo de conteúdo, engajamento com audiência e relevância em seus nichos de atuação, construídos com muito trabalho e horas de produção de conteúdo.

Segundo Utumi, isso significa dizer que, como em qualquer profissão, tem influenciador que ganha muito dinheiro porque tem muito talento, engajamento, e relevância, e tem outros que não conseguem ganhar tanto dinheiro, ou porque estão ainda muito no começo, ou porque não conseguiram ainda encontrar uma fórmula criativa para se conectar com um público maior.

— Existem inclusive influenciadores que se recusam a trabalhar com determinadas marcas, por não gostarem do produto ou não concordarem com a política da marca sobre assuntos como diversidade, acessibilidade, uso de animais em testes de produtos, e muitas outras questões — pondera.

Equilíbrio entre lucro e autenticidade

O professor de marketing digital da ESPM, Marco Aurelio Rodrigues, corrobora que o desafio é conseguir ganhar com anúncios sem perder a essência, pois, à medida em atraem público e anúncios, o desafio das celebridades na web é equilibrar o que atrela à sua imagem, para não ser taxado de mercenário, e acabar perdendo público.

— O sucesso vem em boa parte pela espontaneidade. À medida que vão ficando famosos e atraentes para grandes marcas, vão tendo o desafio de manter isso, pois, se ficar muito artificial perde o apelo. E se for muito espontâneo, a marca pode não querer.

Este, aliás, é uma discussão no mercado. Porque mesmo sabendo do potencial dos influenciadores e de que a autenticidade a característica mais forte, ainda há resistência em deixar que eles falem da marca sem controle absoluto, como é de praxe no mercado publicitário.

Outra questão são as verbas que saem da mídia tradicional para abocanhar essas celebridades da internet e a compra de influenciadores falsos.

— A publicidade em mídias digitais cresce e parte vem da retirada de outros meios. Ocorre que pra determinados contextos, a mídia tradicional é super importante — pontua Rodrigues.

— A internet é o novo espaço de 30 segundos da publicidade. As grandes marcas entendem que tem que ter verba para mídias, TV e impresso. Uma não apaga outra — acrescenta Marcio Gonçalves, professor de marketing digital do Ibmec RJ e coordenador do curso de extensão “Criação de Conteúdo para Youtuber”.

Leia mais:

Além do canal na internet, Whindersson faz show por todo Brasil com lotação máxima (Foto: reprodução)

Com a grande procura, o Ibmec RJ lançou um curso onde são ensinadas técnicas básicas de captação de imagem e de edição, além de orientações sobre as estratégias que os youtubers mais famosos utilizam para ganhar fãs e seguidores.

Gonçalves destaca, ainda, que é comum que algumas contas sejam feitas por uma equipe no caso de artistas que querem engatar na fama das redes sociais.

— Eles acompanham o que será postado e estão próximos de quem faz a parte operacional para não perder a pessoalidade.

Permuta e compra de seguidores
Sobre a polêmica da compra de likes, segundo eles, embora ainda aconteça muito, é cada vez menos, pois as próprias plataformas melhoram sua fiscalização. O que mantém o canal ativo é a interação com o público.

A permuta é outro tabu no meio. Em geral, os especialistas condenam, pois pode prejudicar a profissionalização.

— A permuta é uma das formas de monetizar, mas é importante tomar cuidado com essa modalidade, pois quem faz muita permuta sempre será visto dessa forma, e nunca conseguirá transformar essa relação em algo com alguma contrapartida paga — pontua Utumi.

Ele ressalta, entretanto, que quando a permuta é feita por algo que realmente interesse ao influenciador, como viagens internacionais para criadores viajantes, ou equipamentos de alta performance para gamers, por exemplo, pode ser uma importante aliada para ajudar inclusive o criador a melhorar o padrão de seus próprios conteúdos, o que confere pontos positivos ao sistema de permutas.

Como aumentar a visibilidade

Buscar um assunto que domina, insistir e tentar sem medo de errar e postar com regularidade são algumas das características que ajudam a se destacar em meio a tantos.

Para aumentar a visibilidade, Alex Monteiro, sócio da Non Stop, agência de influenciadores sugere focar em um tema e achar a linguagem certa, como Whindersson Nunes, Carlinhos Maia, Felipe Neto, o Planeta das Gêmeas e o Japão Nosso de Cada Dia fizeram. Além disso, criar conteúdos específicos para cada rede é fundamental porque as linguagens são diferentes.

— O uso de hashtags ajuda porque faz surfar no assunto do momento. É importante usar mas tem que saber como usar, tem que encaixar no assunto — diz Monteiro, que ressalta, ainda que autenticidade e a perseverança é que fazem a diferença:

— Insistir é fundamental, não se vira youtuber da noite para o dia. Tem que acreditar e ter domínio do que fala e inovar. Não é porque os maiores fazem comédia que você tem que seguir esse caminho. Pode ser um advogado focado nesse nicho e ter um grande engajamento.

Gonçalves reforça, ainda, que o planejamento é alma do negócio: — Tem que organizar as datas para postagens e ter um público-alvo. O que as marcas mais querem são os influenciadores digitais que planejam com bom texto, boas imagens e que falem constantemente com os fãs, porque é ali que consegue-se saber o que eles querem. A intimidade também chama muito a atenção do publico. É o que o público quer.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias