Comemorado no dia 18 de maio, a origem da coxinha ainda é uma história incerta, mas é inegável que o quitute é um grande sucesso nas festas infantis brasileiras.
Com inúmeras versões, no Brasil, a história da coxinha surge no final do século XIX, em uma fazenda da família real, localizada na capital Paulista.
Leia também:
De acordo com o relato do livro "Histórias e Recitas- Sabor, tradição, arte, vida e magia", da pesquisadora e escritora Nadir Cavazin, o quitute ganha forma após a Princesa Isabel esconder a deficiência do filho.
O herdeiro, que rejeitava qualquer outro prato além da coxa de frango, fez com que a cozinheira do castelo inovasse quando o pedaço específico acabou.
Assim como a receita tradicional ganhou várias versões, o iBahia foi em busca de uma forma mais simples de fazer coxinha de frango.
Com apenas três ingredientes e de rápido preparo, o prato é digno da realeza e uma ótima opção para o lanche da tarde.
Ingredientes para a massa:
- 4 copos de farinha de trigo
- 2 caldos de galinha
- 4 colheres (sopa) de manteiga
Como fazer:
- Em uma panela, adicione 4 copos de água, coloque uma pitada de sal, coloque a manteiga e o caldo de galinha, misture e leve ao fogo.
- Quando levantar fervura, adicione a farinha de trigo aos poucos e mexendo sem parar (para não empelotar) até desgrudar do fundo da panela.
- Retire do fogo e sove. Em seguida, molde na palma da mão e coloque o recheio e frite.
Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!