Falta menos de um mês para a Páscoa, mas já é possível encontrar os protagonistas da época em diversos pontos, seja em mercados, padarias ou feiras. O Procon-SP listou algumas orientações para o consumidor não levar gato por lebre ao adquirir as guloseimas para a criançada e os produtos para as refeições da Semana Santa. Confira:
Chocolate - embalagens
Como ocorre com outros alimentos, a embalagem de ovos ou da barra de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem.
Brinquedos
Quando houver inclusão de brinquedos, o consumidor deve observar se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase: "Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade".
Rótulos
Os rótulos devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo.
Ovos x Preços
Ovos com brinquedos e embalados com personagens infantis podem custar mais. De acordo com pesquisa do Procon-SP, o valor médio de uma barra de chocolate de 125g era de R$ 5,24. Um ovo da mesma marca de 120g chegava a custar mais de R$ 40, isso por possuir personagens infantis na embalagem. Por isso, avalie bem antes de comprar.
Pescado - produto fresco
Peixes frescos devem estar conservados em gelo. A higiene e o armazenamento são itens importantes: no supermercado, devem estar em balcão frigorífico. Na feira, é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e de insetos. O feirante deve usar luvas descartáveis.
Peixe congelado
No caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão onde estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 °C, e o resfriado abaixo de 0°C.
Embalagens
Na embalagem, deve constar as seguintes informações: peso líquido, identificação do país de origem e do produtor, lote, registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade, além do carimbo do Serviço de Inspeção Federal.
Bacalhau
Procure conhecer a procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos de qualidades pode levar a uma compra mais acertada. Não adquira se ele estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!