O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta segunda-feira (dia 16) que irá restringir o atendimento sem agendamento nas agências até as 13h. Após esse horário, só serão feitos os atendimentos programados. Caso não haja agendamento para o dia, a recomendação é que a agência seja fechada.
Além disso, para quem não tem agendamento, serão atendidas exclusivamente as demandas relativas a pagamentos suspensos ou bloqueados, bem como os acertos pós-perícia que não puderem ser tratados remotamente.
A medida faz parte de iniciativas de prevenção ao coronavírus. Para evitar aglomerações, a autarquia também restringiu a presença de acompanhantes durante o atendimento. Poderão permanecer, apenas, procuradores ou representantes legais devidamente identificados.
Foi determinado ainda, nesta segunda-feira, o afastamento de todos os servidores e empregados acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes ou aqueles cujos familiares que habitam na mesma residência estejam no grupo de risco. Eles sairão do atendimento ao público para exercerem suas atividades de forma remota.
O INSS informou ainda que tem intensificado a limpeza dos ambientes e recomendado aos segurados que sigam as regras de higiene recomendadas, como lavar as mãos e utilizar álcool gel. E acrescentou que "poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde".
Por fim, a autarquia ressaltou que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Todos os serviços que não exigem avaliações físicas (como as perícias médicas e provas de vida) podem ser agendados e requeridos por meio do Meu INSS ou do Canal 135.
"A maioria dos atendimentos espontâneos feitos nas agências são em função de pessoas que buscam por informações que estão disponíveis nos canais digitais", explicou o INSS.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!