Tecnologia

Estudantes baianos ganham 2º lugar em competição internacional

Na última etapa, seis robôs foram selecionados e o Brasil ganhou medalha de prata

Redação iBahia
08/05/2016 às 12h30

2 min de leitura
Uma equipe de estudantes de Engenharia Mecatrônica da Universidade Salvador (UNIFACS) ganhou o 2º lugar no Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia e Robótica, realizado no México. O grupo representou a América Latina na competição, que teve mais de 70 instituições e 29 países inscritos.
Grupo de estudantes baianos ganha competição internacional (Foto: Divulgação)
Os estudantes Lucas Leite, Ramon Valeriano, Brunno Araujo e Luan Passos tinham como tarefa desenvolver um robô capaz de localizar vítimas, determinar sua situação e localização e reportar as informações para um teleoperador. “O Heimdall (como é chamado o robô) não realiza o resgate, o objetivo dele é auxiliar as equipes de socorro”, explica Lucas Leite, líder da equipe.
A competição aconteceu na Universidade do Vale do México nos dias 4 e 5 de maio, e testou as habilidades do robô em uma série de desafios de mobilidade. Na última etapa, seis robôs foram selecionados e o Brasil ganhou medalha de prata. Para Lucas, participar dO Prêmio foi importante para todos. “É um diferencial não só no currículo, mas para nossa experiência e maturidade como engenheiros”, afirma ele. 

A UNIFACS é uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia e é conhecida pela sua formação com ênfase nas áreas tecnológica e de fomento ao empreendedorismo.