Alguns itens de manutenção do seu veículo que você mesmo pode verificar e fazer. Mas preste atenção no período de garantia do veículo para não ocorrer problemas.
1) Limpadores de para-brisa
É Recomendável a substituição dos limpadores, pelo menos uma vez por ano. Em uma cidade como Salvador, onde existe uma mistura de sol, orvalho, salitre, poeira e chuva, geralmente esse período diminui para 6 meses. Os limpadores podem ser encontrados nas lojas de autopeças e até em postos de combustíveis.
2) Lâmpadas
Na maioria dos carros, para se substituir lâmpadas internas e dos faróis não é necessário utilizar ferramentas e a troca pode ser feita em minutos. Dê preferência quando o motor e as lâmpadas estiverem frios e tenha cuidado para não apertar e quebrar o bulbo. É recomendável utilizar luvas cirúrgicas. E para evitar dúvidas e problemas, o ideal é que tire a lâmpada e leve até a loja ou concessionária para adquirir o modelo correto.
3) Filtro de ar
A depender do veículo, do fabricante e das condições de uso, a substituição do filtro de ar deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, em média. Se rodar por muito tempo em estradas de barro, verifique com mais frequência. Na dúvida, consulte o manual do proprietário. Nele, também vai identificar facilmente o local onde o filtro fica e o modelo para reposição.
4) Troca de bateria
Uma bateria dura em média 2 anos. Mas cada veículo tem suas particularidades e os condutores, seus costumes. Para a bateria durar um pouco mais, é recomendável que antes de desligar o veículo, desligue todos os acessórios, como aparelho de som, ar condicionado e faróis, para na hora de dar a partida, não sobrecarregar a bateria. A troca é simples, geralmente exige o uso de ferramentas e é sempre bom fazer com o veículo desligado e prestar atenção nos cabos e polos na hora retirar a antiga e instalar a nova.
5) Fluidos
Os fluidos do sistema de arrefecimento, direção hidráulica e do sistema de freios devem ser trocados a cada 30 mil quilômetros, em média, dependendo de cada fabricante. Esse procedimento deve ser feito em oficinas especializadas. Depois disso pode haver necessidade de completar esses fluidos, o que pode ser feito pelo próprio condutor do veículo. É sempre seguro consultar o manual do proprietário para saber quais marcas são recomendadas.
* Radialista profissional há 31 anos e especialista em veículos. Apresentou diversos programas do segmento nas emissoras de rádio e TV na Bahia e Sergipe
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!