icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Kombi Itinerante leva literatura independente à Flica

Projeto de Guilherme Salgado já percorreu 70 cidades do Brasil e ficará durante toda programação da Flica

foto autor

15/10/2015 às 15:35 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O ponto de partida foi Timóteo, em Minas Gerais. Cerca de 70 cidades depois, a kombi itinerante de Guilherme Salgado aportou em Cachoeira para participar da Festa Literária Internacional (Flica), que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro.
Kombi Intinerante percorreu cerca de 70 cidades até chegar à Flica. Foto: Pedro Enrique Monteiro / iBahia
O objetivo da Kombi é levar literatura para as ruas das cidades. Antes de chegar em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Guilherme Salgado percorreu o nordeste, partindo de Maranhão. Ele explica o projeto: "É um trabalho de difusão da literatura independente. Uma parte da kombi é biblioteca, onde as pessoas podem pegar livros durante o dia e até sair e sentar em uma praça para ler". Ele também explica que, quando passa por um interior, a Kombi Literária empresta livros para que as pessoas levem para casa e possam devolver depois de alguns dias de leitura. "Temos também uma parte de livraria e sebo, mas somos um projeto independente ainda", diz. O projeto começou há um ano, quando Guilherme decidiu pegar estrada com a Kombi pelas cidades do país.
"É um trabalho de difusão da literatura independente", conta o poeta Guilherme Amarante. Foto: Pedro Enrique Monteiro / iBahia
"Eu não me programava nas viagens. Ao chegar aos lugares eu sempre tive ótimos encontros. Eu conheci vários poétas, tanto no cenário local e nacional, como poetas desconhecidos", lembra o Guilherme, que também é escritor e poeta. Quem aproveitou a passagem por Cachoeira para visitar a Kombi foi a escritora Martha Medeiros, que participará da mesa 'Paisagem Múltipla', ao lado de Verônica Stigger, às 19h desta quinta-feira (15). "Muito bacana isso. Isso é bem legal para conhecer os trabalhos independentes", disse a poetisa.
Saindo da Flica, a Kombi Itinerante pretende continuar fazendo viagens e levando literatura para as cidades. "Meu próximo projeto arrojado é descer pelo Rio Grande do Sul e subir pelo Paraguai. Pretendo fazer tudo isso em um ano", conta Guilherme Salgado.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias