O incêndio que atingiu a Serra do Candombá, no Vale do Capão, que faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os brigadistas que atuam na área conseguiram controlar o incêndio na noite de sábado (14).
Ainda de acordo com a corporação, bombeiros militares da Base Chapada atuam, neste domingo (15), no rescaldo e monitoramento da área federal. A ação acontece também com os brigadistas do ICMBio além de outros brigadistas voluntários daquela região.
Leia também:
O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui 152.000 hectares e protege uma parcela da Serra do Sincorá, que é a parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia.
Desde o último sábado, 200 bombeiros e 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atuaram no combate aos incêndios que atigiam as regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina.
Além de parte do interior do estado como as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Santa Rita de Cássia, Barra, Vanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos, Rio do Pires e Lençóis.
Drones e seis aeronaves modelo Air Tractor, que foram fornecidas por meio do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram utilizadas na operação.
A Brigada Voluntária Vale do Capão (BV-VC), da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), divulgou nas redes sociais um pedido de contribuição em qualquer valor no Pix (Pix: [email protected] / 04-131-046-0001-09) para ajudar nos equipamentos de combate a incêndio.
Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local. Até a última atualização desta reportagem, a corporação seguia na região no monitoramento e combate aos incêndios.
Danutta Rodrigues
Danutta Rodrigues
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!