Perda

Morre aos 88 anos, professor baiano Ubirajara Brito

Ubirajara foi membro da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980

Redação iBahia
20/07/2022 às 13h32

2 min de leitura
Foto: Divulgação

O professor, cientista e pesquisador Ubirajara Brito, de 88 anos, morreu nesta quarta-feira (20), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do G1 Bahia, ele ocupou diversos cargos ligados à educação, ciência e tecnologia no governo do ex-presidente José Sarney.

Ubirajara estava internado no hospital Samur, em Conquista. O professor baiano ainda foi membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980.

Ao longo da carreira, foi professor de física do Colégio Estadual da Bahia (Central), professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, atuou como professor da Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris e até pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), entre 1971 e 1974.

Ubirajara também passou pela Rússia, nas universidades de Moscou e de São Petersburgo. Autor de alguns livros e um grande entusiasta da educação, o idoso era considerado uma inspiração para gerações de conquistenses.

Bira Bira como era conhecido, nasceu em Tremedal, no sudoeste da Bahia, estudou em Vitória da Conquista, antes de seguir para Salvador onde se formou como engenheiro civil. A prefeitura de Vitória da Conquista divulgou nota lamentando a morte do professor. A prefeita Sheila Lemos manifestou pesar e solidariedade à família, amigos e admiradores.

Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias