As eleições municipais de 2024 acontecem em todo o Brasil no domingo (6). E na Bahia, cerca de 200 promotores eleitorais serão responsáveis pela fiscalização das zonas eleitorais. Dentre esses, 180 atuarão no interior e 19 na capital.
Na Bahia, 33.229 candidatos concorrem aos cargos, sendo que a grande maioria (32.877) disputa vaga nas Câmaras de Vereadores. O estado conta com 11.283.507 eleitores. Desse total, 52% são mulheres e 48% homens, segundo o ‘Guia das Eleições 2024’, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Leia também:
No dia da votação, os promotores eleitorais estarão presentes nas zonas eleitorais e seções de votação para fiscalizar o processo e receber denúncias de possíveis irregularidades. As denúncias serão analisadas nos cartórios eleitorais, com o objetivo de coibir ações que possam prejudicar o direito dos eleitores ao voto livre e consciente.
Esse trabalho será realizado em todo o estado, com atenção especial às possíveis tentativas de desequilíbrio eleitoral.
Promotores eleitorais investigaram mais de mil casos de irregularidade durante o período eleitoral
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) já registrou, até o dia 3 de outubro, 2.228 notícias referentes a possíveis irregularidades durante o período eleitoral. Entre as ocorrências relatadas estão: assédio eleitoral, violência política de gênero, abuso de poder político ou econômico, corrupção eleitoral e propaganda irregular.
Dos casos, 1.191 foram investigados pelos promotores eleitorais, resultando em 487 procedimentos, incluindo denúncias e inquéritos. Outras 704 denúncias foram arquivadas por falta de provas ou por já estarem sendo investigadas.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!