Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Saiba quais os cuidados necessários para instalar um ventilador de teto

Existe uma série de modelos e de ventiladores de teto no mercado e cada um deles pode ter suas especificidades

Agência O Globo • 20/05/2022 às 1:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saiba quais os cuidados necessários para instalar um ventilador de teto
Foto: Reprodução / Canva

O ventilador de teto é uma opção econômica para os dias de calor, mas pode causar dor de cabeça se não for instalado corretamente. Apesar do processo não ser elaborado, é necessário cumprir algumas etapas para garantir segurança e o bom funcionamento do equipamento.

Para fazer a instalação de qualquer equipamento em qualquer lugar, é preciso seguir, primeiramente, as instruções do fabricante. Existe uma série de modelos e de ventiladores de teto no mercado e cada um deles pode ter suas especificidades. Portanto, é fundamental escolher o modelo que mais se adequa ao ambiente e não dispensar a leitura do manual.

Leia mais:

O local de instalação deve ter altura mínima de 2,3 metros, e a estrutura do teto deve suportar, pelo menos, 25kg. Para a fixação em tetos de madeira ou gesso, vale checar se a estrutura sustenta o peso do aparelho.

Também é importante garantir que a fiação do local esteja em boas condições para evitar qualquer tipo de problema. Em ligações bifásicas, é necessário o uso de um disjuntor bipolar ou alguma outra forma de assegurar que o ventilador seja desligado.

Cinco fios são necessários para esse processo: um fio terra, dois para o motor e outros dois fios para a lâmpada. Na falta de algum desses, basta passar um fio extra da parede até o local onde a instalação será feita. Nessa etapa, recomenda-se a orientação de um eletricista.

Leia mais sobre Casa e Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração