Foto:
Reprodução / Canva
Tentar engravidar várias e várias vezes, e não conseguir pode se tornar um pesadelo para algumas pessoas.
Foto:
Divulgação
“A acupuntura vai agir tanto na função imunológica como na função hormonal e metabólica, uma vez que sua ação se faz através da liberação de neurotransmissores a nível de sistema nervoso central com beta endorfinas, serotoninas, dentre outros". Explicou a especialista em Acupuntura e Clínica da Dor, na Clínica de Terapia da Dor (CTD), Dra Mara Valéria Mendes (CREMEB 10932 / RQE 5450).
Foto:
Reprodução / Canva
Técnica milenar da medicina chinesa, a acupuntura busca regular a energia vital por meio da ativação de pontos energéticos. Cientificamente, tem sido amplamente estudada para tratamento de disfunções reprodutivas
Foto:
Reprodução / Canva
Na acupuntura existem diferentes protocolos cientificamente comprovados que podem ser seguidos, dependendo do objetivo da paciente. No caso da fertilidade, o primeiro estudo e também o mais conhecido é o Protocolo de Paulus, desenvolvido na Alemanha em 2002, voltado à Fertilização In Vitro (FIV).
Foto:
Reprodução / Canva
“Desde cólicas menstruais à dismenorréia e endometriose, podem ser tratadas através da acupuntura inclusive associado ao tratamento farmacológico”. Dra Mara, que também é especialista em Clínica da Dor, na Clínica de Terapia da Dor (CTD)
Foto:
Reprodução / Canva
Dedicada ao estudo da acupuntura há 20 anos, Dra Mara lançou em 2023 o livro “Tratado de Acupuntura em Ginecologia, Infertilidade e ObstetrÍcia”, obra que une uma equipe autoral interdisciplinar, referência nos assuntos, reforçando a acupuntura no contexto da saúde da mulher como opção terapêutica complementar