icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Como manter a alimentação das crianças saudável durante as férias

Para os pais, o maior desafio, neste período, é manter o filho na linha, com refeições coloridas e saudáveis

foto autor

Redação iBahia

09/01/2017 às 12:10 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Pizza, refrigerante, algodão-doce... As tentações para as crianças são infinitas durante as férias escolares. Para os pais, o maior desafio, neste período, é manter o filho na linha, com refeições coloridas e saudáveis. A maneira encontrada por Thaís Ventura, de 34 anos, foi criar uma rotina de alimentação para o pequeno Eduardo, de 5.

Foto: Divulgação

— Se tem uma rotina definida durante o resto do ano, ele sente falta nas férias. O Dudu faz refeições completas todos os dias, e, no lanche, come iogurtes ou frutas. É o melhor fast food que existe! Quando viajo, não deixo de levar marmitas com a comida dele — conta Thaís.

Quando o filho nasceu, ela deixou o emprego de designer para estudar gastronomia infantil e escrever receitas saudáveis no site www.asdeliciasdodudu.com.br.

— A alimentação tem que ser leve, sem forçar a barra. Às vezes, ele come um picolé. Só não pode liberar geral — explica Thaís, que também é mãe de Annie, de 4 meses.

Hidratação
A nutricionista Cyntia Maureen, consultora da empresa Superbom, confirma que criar bons hábitos alimentares é essencial:

— Nas férias, os pais relaxam e deixam o filho acordar a qualquer hora e tomar refrigerante. Eles precisam ter pulso forte para manter a rotina da criança. Quando ela for adulta, vai agradecer.

A nutricionista lembra que os pais não devem se preocupar apenas com a alimentação dos filhos, mas também com a hidratação deles, principalmente no verão.

— Muitas vezes, as crianças estão brincando e esquecem de pedir água. Os pais devem oferecer um copo com frequência. Não pode substituir por refrigerante ou suco — afirma Cyntia Maureen.

Para mudar a alimentação dos pequenos, os pais devem agir com cuidado.

— Não adianta fazer do dia para a noite. Eles precisam explicar para a criança por que estão fazendo as trocas e ir aos poucos. Em determinados dias especiais, podem até liberar uma pizza ou um hambúrguer. Só não pode acostumar — diz.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde