Com a chegada do inverno e do tempo mais frio a pele requer novos cuidados devido a um maior ressecamento, especialmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios. As baixas temperaturas inibem a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem menos gordura e suor, deixando a pele mais seca. O dermatologista Cristiano Kakihara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá abaixo dicas que vão ajudar a manter a pele saudável na estação:
Álcool em gel: O uso contínuo da substância como medida preventiva do novo coronavírus, assim como a lavagem frequente das mãos, faz com que a gordura da pele seja removida, a fim de evitar a piora do ressecamento, é importante hidratar a região a cada lavagem ou aplicação de álcool ou outros produtos com ação adstringente.
Hidratação: Manter a pele hidratada sempre. O creme do rosto deve ser específico para a região e diferente do utilizado no resto do corpo. Usar produtos que contenham substâncias de fato hidratantes, como lactato de amônio, lactato de sódio, uréia, alantoína e ácido hialurônico associadas a substâncias oclusivas como silicones e óleos é muito eficaz.
Áreas críticas: Reforce a hidratação de áreas que ficam mais expostas ao ambiente como rosto, pescoço e mãos. Essas regiões tendem a sofrer mais com as agressões da baixa temperatura. Passe o hidratante pelo menos três vezes por dia.
Temperatura da água: Evite banhos muito quentes e longos. Quanto mais contato a pele tiver com a água em temperaturas altas, maior a chance de perder a gordura natural que envolve a epiderme. Imediatamente após o banho a pele deve ser hidratada.
Sabonete: Dê preferência para sabonetes líquidos, hipoalergênicos e com o pH 5,5, que é compatível com o da pele.
Protetor solar: Use protetor solar e labial diariamente. Embora as baixas temperaturas dominem no inverno, a incidência solar não diminui. É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele do rosto. É fundamental a utilização diária de fotoprotetores labiais para prevenir ressecamento e lesões. Além disso, é importante lubrificar e hidratar a boca ao longo do dia, isso evita fissuras no local.
Muita água: Beba bastante água. Com o frio, a tendência é diminuir a ingestão de líquido, mas é importante manter a hidratação.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!