Quer adotar hábitos sáudaveis na alimentação? Você precisa conhecer a erva endro muito utilizada na culinária escandinava e europeia. A planta é altamente nutritiva por ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Pensando nisso, a Taeq separou quatro benefícios ao consumir o vegetal. Confira:
Faz bem para a digestão
Por ser rico em fibras, uma das maiores vantagens do endro é justamente para a digestão. Isso porque ele acelera o metabolismo e aumenta a sensação de saciedade no organismo, impedindo as beliscadas indevidas entre uma refeição e outra.
Além disso, outro benefício é controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim - o que o torna um aliado para combater a diabetes e problemas ligadas ao sistema cardiovascular.
Aumenta a imunidade
Dentre as vitaminas que fazem parte da composição do endro, a principal é a vitamina C. Por isso, outra vantagem de apostar na erva é o aumento da imunidade - já que ela é capaz de estimular uma maior produção de glóbulos brancos.
Por ainda contar com a ação do ferro - que é absorvido ainda melhor pelo organismo graças à presença da vitamina C -, o endro também funciona como um importante remédio para prevenir e tratar problemas como a anemia.
E vale lembrar que este nutriente também entrega outros benefícios para o organismo - como ajuda contra o estresse e combate ao envelhecimento precoce por conta da sua ação antioxidante.
Rico em antioxidantes, como os flavonoides
Além da vitamina C, o endro também conta com a ação de outros antioxidantes - como os flavonoides. Eles também combatem o envelhecimento precoce ao impedirem a ação dos radicais livres, mas não para por aí: dentre suas principais vantagens está a ação anti-inflamatória, analgésica e o combate a células cancerígenas.
É usado para fins medicinais
O endro, mais especificamente seu chá, também é usado como um remédio natural para diversos fins. Ele ajuda, por exemplo, a diminuir a cólica intestinal em recém-nascidos, a aliviar dor de dente, é um aliado contra insônia, ajuda a tratar resfriados e gripes, e até melhora inflamações nos olhos.
No entanto, apesar de todos os benefícios, ele tem algumas contra-indicações: ele não é recomendado para grávidas por estimular a menstruação, e pode causar alergias em pessoas que apresentam reações a plantas da família da cenoura.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!